Organizações, instituições e tecnologia na agroindústria sucroalcooleira: aplicação da abordagem de sistema setorial de inovação
Resumo
O trabalho investiga as interações entre os agentes econômicos, verificando a premissa de que a inovação e a competitividade em uma indústria são sistêmicas, que co-evoluem. Nesse sentido, utilizou-se a abordagem de Sistema Setorial de Inovação definida por Malerba (2002), analisando a relação entre as dimensões de análise: organizações, tecnologias e instituições, na Indústria Sucroalcooleira de Alagoas, o maior produtor e exportador de açúcar e etanol da região Nordeste. Após uma pesquisa exploratória e descritiva, os resultados apontaram para uma interação positiva entre estas três dimensões de análise; mostraram que há interação entre as universidades e os centros de pesquisa; e que grande parte do avanço tecnológico advém de parcerias públicas e privadas. Destaca-se que o esforço de pesquisa se concentra na área genética e em inovações de processos. O estudo, assim, indica que há um sistema de inovação localmente circunscrito.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista de Economia Mackenzie pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto quando previamente autorizado.