Socialização em Creche: um Estudo sobre Comportamento e Brincadeiras de Crianças Pequenas
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Objetivou-se comparar o engajamento das crianças com pares e nas atividades, antes e depois de participarem em brincadeiras coordenadas por um adulto na creche. Vinte crianças com idades entre 36 e 46 meses, em creche filantrópica, participaram de 20 sessões de brincadeiras. Precedendo e sucedendo esse período, elas foram filmadas por nove dias em atividades livres. Simultaneamente, uma observadora registrava comportamentos interativos e brincadeiras, focalizando cada criança por dois minutos. Esse registro era completado com a observação das filmagens. Categorizaram- se as brincadeiras em solitária, paralela, associativa e cooperativa, e os comportamentos como gregário, comunicação amigável com ou sem foco no brinquedo e comunicação hostil com ou sem foco no brinquedo. Os dados dos dois momentos foram comparados mediante uso do teste de Wilcoxon. O aumento do tempo em brincadeira solitária e conjunta, o aumento das interações positivas e a diminuição das interações negativas sugerem maior engajamento após as atividades guiadas pela educadora.
Downloads
Detalhes do artigo
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista Psicologia: Teoria e Prática pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos não exclusivos de publicação do conteúdo.
Referências
Aguiar, C., & McWilliam, R. A, (2013). Consistency of toddler engagement across two settings. Early Childhood Research Quarterly, 28(1), 102- 110. DOI: 10.1016/j.ecresq.2012.04.003.
Altmann, J. (1974). Observational study of behavior: sampling methods. Behavior, 49(3), 227-265. DOI: 10.1163/156853974X00534.
Amorim, K. S., Anjos, A. M., & Rossetti-Ferreira, M. C. (2012). Processos interativos de bebês em creche. Psicologia: Reflexão e Crítica, 25(2), 378-389. DOI: 10.1590/ S0102-79722012000200020.
Brown, E., & Sax, K. L. (2013). Arts enrichment and preschool emotions for lowincome children at risk. Early Childhood Research Quarterly, 28(2), 337- 346. DOI: 10.1016/j.ecresq.2012.08.002.
Burchinal, M., Vandergrift, N., Pianta, R., & Mashburn, A. (2010). Threshold analysis of association between child care quality and child outcomes for low-income children in pre-kindergarten programs. Early Childhood Research Quarterly, 25(2), 166-176. DOI: 10.1016/j.ecresq.2009.10.004.
Coley, R. L., Votruba-Drzal, E., Miller, P. L., & Koury, A. (2013). Timing, extent, and type of child care and children’s behavioral functioning in kindergarten. Developmental Psychology, 49(10), 1859-1873. DOI: 10.1037/a0031251.
Côté, S. M., Vaillancourt, T., Barker, E. D., Nagin, D., & Tremblay, R. E. (2007). The joint development of physical and indirect aggression: predictors of continuity and change during childhood. Development and Psychopathology, 19(1), 37-55. DOI: 10.10170/S0954579407070034.
Eggum-Wilkens, N. D.; Fabes, R. A.; Castle, S.; Zhang, L.; Hanish, L. D., & Martin, C. L. (2014). Playing with others: head Start children’s peer play and relations with kindergarten school competence. Early Childhood Research Quarterly, 29, 345– 356. Doi 10.1016/j.ecresq.2014.04.008
Howes, C., & Matheson, C. C. (1992). Sequences in the development of competent play with peers: social and social pretend play. Developmental Psychology, 28(5), 961-974. DOI: 10.1037/0012-1649.28.5.961.
Keys, T. D., Farkas, G., Burchinal, M. R., Duncan, G. J., Vandell, D. L., Li, W., Ruzek, E. A, & Howes, C. (2013). Preschool center quality and school readiness: quality effects and variation by demographic and child characteristics. Child Development, 84(4), 1171-1190. DOI: 10.1111/cdev.12048.
Lordelo, E. R., & Carvalho, A. M. A. (2006). Padrões de parceria social e brincadeira em ambiente de creches. Psicologia em Estudo, 11(1), 99-108. DOI: 10.1590/ S1413-73722006000100012.
Moore, J. E., Cooper, B. R., Domitrovich, C. E., Morgan, N. R., Cleveland, M. J., Shah, H., Jacobson, L., & Greenberg, M. T. (2015). The effects of exposure to an enhanced preschool program on the social-emotional functioning of at-risk children. Early Childhood Research Quarterly, 32, 127-138. DOI: 10.1016/j. ecresq.2015.03.004.
Morrissey, T. W. (2010). Sequence of child care type and child development: what role does peer exposure play? Early Childhood Research Quarterly, 25(1), 33-50. DOI: 10.1016/j.ecresq.2009.08.005.
Nicolopoulou, A., Cortina, K. S., Ilgaz, H., Cates, C. B., & Sá, A. B. de (2015). Using a narrative-and play-based activity to promote low-income preschoolers’ oral language, emergent literacy, and social competence. Early Childhood Research Quarterly, 31, 147-162. DOI: 10.1016/j.ecresq.2015.01.006.
Parten, M. (1932). Social participation among preschool children. Journal of Abnormal and Social Psychology, 27(3), 243-269.
Pontoglio, C. F., & Marturano, E. M. (2010). Brincando na creche: atividades com crianças pequenas. Estudos de Psicologia (Campinas), 27(3), 365-373. DOI: 1590/ S0103-166X2010000300008.
Vygotsky, L. S. (2000). A formação social da mente (6a ed.). São Paulo: Martins Fontes.
Zachrisson, H. D., Dearing, E., Lekhal, R., & Toppelberg, C. O. (2013). Little evidence that time in child care causes externalizing problems during early childhood in Norway. Child Development, 84(4), 1152-1170. DOI: 10.1111/cdev.12040.