Falsa Memória e Autismo: Qual é a Extensão dos Déficits Semânticos?

Conteúdo do artigo principal

Claudia Aparecida Valasek
Paulo Sérgio Boggio
Pedro Albuquerque
Quirino Cordeiro

Resumo

Este artigo constitui-se em um estudo de revisão teórica baseado em artigos que abordam o estudo da falsa memória em população com desenvolvimento típico e autismo. Nas últimas décadas, o interesse pela investigação da falsa memória tem se ampliado. No entanto, são observados poucos estudos que investigam os componentes eletrofisiológicos subjacentes envolvidos no reconhecimento verdadeiro e falso, principalmente no que diz respeito a pacientes com autismo. O presente artigo tem como objetivo apresentar os estudos que investigam falsa memória e o processamento semântico em pessoas com desenvolvimento típico por meio do uso da eletroencefalografia, além de apresentar a restrita literatura acerca do tema em pacientes com autismo. Muito se discute sobre déficits semânticos no autismo, mas há ainda poucos estudos nessa área e com resultados contraditórios. Por fim, novas direções para o desenvolvimento e aprimoramento de novos estudos são apresentadas.


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Seção
Desenvolvimento Humano

Referências

Beversdorf, D.Q., Smith, B.W., Crucian, G.P., Anderson, J.M., Keillor, J.M., Barrett, A.M., Hughes, J.D., Felopulos, G.J., Bauman, M.L., Nadeau, S.E., & Heilman, K.M. (2000). Increased discrimination of "false memories" in autism spectrum disorder. Proceedings of the National Academy of Sciences; 18 (15), 8734-7.

Bowler, D.M., Gardiner, J.M, Grice, S. P. (2000). Memory illusions: False recall and recognition in adults with Asperger's syndrome. Journal of Abnormal Psychology, 109 (4), 663-72.

Brainerd, C.J., Reyna, V.F., & Forrest, T.J. (2006). Are young children susceptible to the false-memory illusion? Child Development, 73 (5), 1363-1377.

Carneiro, P., Albuquerque, P., Fernandez, A., & Esteves, F.. (2007). Analyzing false memories in children with associative lists specific for their age. Child Development, 78, 1171-1185.

Gallo, D. A., & Roediger, H. L. (2002). Variability among word lists in eliciting memory illusions: Evidence for associative activation and monitoring. Journal of Memory and Language, 47(3), 469-497.

Geng, H., QI, Y., Li, Y., Fan, S., Wu, Y. & Zhu, Y. (2007). Neurophysiological correlates of memory illusion in both encoding and retrieval phases. Brain Research, 1136, 154-168.

Ghetti, S., Qin, J., & Goodman, G. S. (2002). False memories in children and adults: Age, distinctiveness, and subjective experience. Developmental Psychology, 38, 705-718.

Handy, T. C. (2005). Event-related potentials: A methods handbook. Cambridge, MA: MIT Press.

Hillier, A., Campbell, H., Keillor, J., Phillips, N., & Beversdorf, D. Q. (2007). Decreased false memory for visually presented shapes and symbols among adults on the autism spectrum. Journal of Clinical and Experimental Neuropsychology, 29(6), 610-616.

Howe, M. L. (2005). Children (but not adults) can inhibit false memories. Psychological Science, 16 (12), 927-931.

Jeste, S.S., & Nelson. C.A. (2009). Event related potentials in the understanding of Autism Spectrum Disorders: An analytical review. Journal of Autism and Developmental Disorders, 39, 495-510.

Kamio, Y., & Toichi, M. (2007). Memory illusion in high-functioning autism and Asperger’s disorder. Journal of Autism and Developmental Disorders, 37(5), 867-876.

Mottron, L., & Burack, J.A (2001). Enhanced perceptual functioning in the development of autism. In J. Burack, T. Charman, P.R. Zelaso, & N. Yirmiya (Eds.), The Developmental autism: Perspectives from theory ans research. (pp. 131-148). Mahwah, NJ: Erlbaum.

Nessler, D., Mecklinger, A., & Penney, T.B. (2001). Event related brain potentials and and illusory memories: the effects of differential encoding. Cognitive Brain Research, 10(3), 283-301.

Rodrigues, E.P., & Albuquerque, P.B. (2007). Produção de memórias falsas com lista de associados: Análise do efeito do nível de processamento e da natureza da prova de memória. Psicologia USP, 18 (4), 113-131.

Roediger, H. L., & McDermott, K. B. (1995). Creating false memories: Remembering words not presented in lists. Journal of Experimental Psychology: Learning, Memory, and Cognition, 21, 803-814.

Tulving, E. (1985). Memory and consciousness. Canadian Psychology, 26, 1–12,

Valasek, C.A. (2013). Potenciais evocados relacionados à Tarefa de Deese, Roediger e McDermott em crianças e adolescentes com Transtorno Global do Desenvolvimento. (Dissertação de Mestrado). Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, Brasil.

Valdizán, J. R., Abril-Villalba, B., Méndez-García, M., Sans-Capdevila, O., Pablo, M. J., Peralta, P., & Bernal-Lafuente, M. (2003). Potenciales evocados cognitivos en niños autistas. Revista de Neurologia, 36, 425