Funcionamento Adaptativo: Panorama Nacional e Avaliação com o Adaptive Behavior Assessment System

Conteúdo do artigo principal

Tatiana Pontrelli Mecca
Natália Martins Dias
Caroline Tozzi Reppold
Monalisa Muniz
Cristiano Mauro Assis Gomes
Ana Carolina Monnerat Fioravanti-Bastos
Denise Balem Yates
Luiz Renato Rodrigues Carreiro
Elizeu Coutinho Macedo

Resumo

Funcionamento adaptativo se refere a habilidades conceituais, sociais e práticas que permitem adaptação ao ambiente. Este estudo objetivou uma revisão da literatura a partir do SciELO e realização de novas análises estruturais com o Abas-II, um dos principais instrumentos de avaliação do construto. Os resultados mostraram que estudos nacionais são recentes, mas crescentes nos últimos anos, com concentração na área multidisciplinar. Dos 46 artigos levantados, identificaram-se 13 instrumentos utilizados, porém há carência de estudos que investiguem suas qualidades psicométricas, apontando a avaliação como importante problemática na área. Foram realizadas análises estruturais alternativas às indicadas no manual, considerando as matrizes de correlação apresentadas neste estudo. Os resultados evidenciam melhor adequação dos dados a um modelo bifatorial, composto por um fator geral e fatores específicos, quando comparado aos modelos de único fator e três fatores. A relevância do tema contrasta com a incipiência dos estudos e a carência de instrumentos no contexto nacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Seção
Avaliação Psicológica

Referências

American Association on Intellectual and Developmental Disabilities - AAIDD. Definition of intellectual disability. Disponível em: <http://www.aamr.org>.

Adams, G. L (1999). Comprehensive Test of Adaptive Behavior – Revised. Seattle, WA: Education Achievement Systems.

Almeida, M. A. (2004). Apresentação e análise das definições de deficiência mental propostas pela AAMR - Associação Americana de Retardo Mental de 1908 a 2002. Revista de Educação PUC-Campinas,16, 33-48.

American Psychiatric Association - APA. (2013). Diagnostic and statistical manual of mental disorders - DSM-5.Washington: APA.

Armstrong, K., Hangauer, J., & Nadeau, J. (2012).Use of Intelligence Tests in the Identification of Children with Intellectual and Developmental Disabilities. In: D, Flanagan & P. L. Harrison (Eds.), Contemporary Intellectual Assessment: Theories, Tests and Issues (pp. 726-736). New York: The Guilford Press.

Astington, J. W. (2003). Sometimes necessary, never sufficient: false-belief understanding and social competence. In B. Repacholi & V. Slaughter (Orgs.). Individual Differences in Theory of mind (pp. 13-38). New York: Psychology Press.

Bruininks, R. H., Morreau, L. E., Gilman, C. J. &Andreson, J. L.(1991).Adaptive Living Skills Curriculum. Itasca: IL: Riverside.

Carr, J. L., Agnihotri, S., & Keightley, M.(2010). Sensory processing and adaptive behavior deficits of children across the fetal alcohol spectrum disorder continuum. Alcoholism: Clinical and Experimental Research, 34(6), 1022-1032.

Clark, L. A., & Watson, D. (1995). Construction validity: basic issues in objective scale development. Psychological Assessment, 7(3), 309-319.

DeCarvalho, E. N. S., &Maciel, D. M. M. A. (2003). Nova concepção de deficiência mental segundo a American Association on Mental Retardation-AAMR: sistema 2002. Temas em Psicologia, 11(2), 147-156.

Dunn, J. (1995). Children as psychologists: the later correlates of individual differences in understanding of emotions and other minds. Cognition and Emotion, 9, 187-201.

Goldberg, M. R., Dill, C. A., Shin, J. Y., & Nhan, N. V. (2009). Reliability and validity of the Vietnamese Vineland Adaptive Behavior Scales with preschool-age children. Research in Developmental Disabilities, 30, 592–602.

Harrison, P. & Oakland, T. (2003).Adaptive Behavior Assessment System, 2nd Edition (ABAS-II). New York, NY: The Psychological Corporation.

Hayes, S. & Farnill, D. (2003). Correlation between Vineland Adaptive Behavior Scales with Kaufman Brief Intelligence Test in a Forensic Sample. Psychological Reports, 92(2): 573-580.

Hedvall, A., Fernell, E., Holm, A., Johnels, J. A., Gillberg, C., & Billstedt, E. (2013). Autism, Processing Speed, and Adaptive Functioning in Preschool Children. The Scientific World Journal.

Hughes, C. & Leekam, S. (2004). What are the Links Between Theory of Mind and Social Relations? Review, Reflections and New Directions for Studies of Typical and Atypical Development. Social Development, 13(4), 590–619.

Keith, T. Z., Fehrmann, P. G., Harrison, P. L. & Pottebaum, S. M. (1987). The relation between adaptive behavior and intelligence: testing alternative explanations. Journal of School Psychology, 25(1): 31-43.

Kollins, S., Greenhill, L., Swanson, J., Wigal, S., Abikoff, H., McCracken, J. A. M. E. S., & Bauzo, A. (2006). Rationale, design, and methods of the Preschool ADHD Treatment Study (PATS). Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry, 45(11), 1275-1283.

Lambert, N., Nihira, K.& Leland, H. (1993). AAMR Adaptive Behavior Scale – School and Community. Austin, TX: Pro-Ed.

Maenner, M. J., Smith, L. E., Hong, J., Makuch, R., Greenberg, J. S., & Mailick, M. R. (2013). Evaluation of an Activities of Daily Living Scale for Adolescents and Adults with Developmental Disabilities. Disability and Health Journal, 6(1),8-17.

Mervis, C. B., Klein-Tasman, B. P., & Mastin, M. E. (2001).Adaptive behavior of 4-through 8-year-old children with Williams syndrome. Journal Information, 106(1): 82-93.

Organização Mundial de Saúde - OMS. (2004). Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. (A. Leitão. Trad.). Lisboa: Direcção-Geral da Saúde.

Roizen, N. J., Blondis, T. A., Irwin, M., & Stein, M. (1994). Adaptive functioning in children with attention-deficit hyperactivity disorder. Archives of pediatrics & adolescent medicine, 148(11), 1137.

Santos, A. S. P. G. (2007). Estudo psicométrico da escala de comportamento adaptativo versão portuguesa (ECAP). Tese de Doutoramento. Universidade Técnica de Lisboa, Faculdade de Motricidade Humana.

Schumacker, R. E. & Lomax, R. G. (2004). A beginner`s guide to structural equation modeling. London: Lawrence Erlbaum Associates.

Shevell, M. (2008). Global delay and mental retardation or intellectual disability: Conceptualization, evaluation and etiology. Pediatrics Clinics of North America, 5(5), 1071-1084.

Sparrow, S. S., Cicchetti, D. V., & Balla, D. A. (2005). Vineland Adaptive Behavior Scales – Vineland II (2nd Edition). Circle Pines, MN: Pearson.

Strydom, A., Dickinson, M. J., Shende, S., Pratico, D., & Walker, Z. (2009). Oxidative stress and cognitive ability in adults with Down syndrome. Progress in Neuro-Psychopharmacology and Biological Psychiatry, 33(1), 76-80.

Vignoli, A., Fabio, R. A., La Briola, F., Giannatiempo, S., Antonietti, A., Maggiolini, S., & Canevini, M. P. (2010). Correlations between neurophysiological, behavioral, and cognitive function in Rett syndrome. Epilepsy & Behavior, 17(4), 489-496.

Ware, A. L., Crocker, N., O'Brien, J.W., Deweese, B.N., Roesch, S.C., Coles, C.D., et al. (2012). Executive function predicts adaptive behavior in children with histories of heavy prenatal alcohol exposure and attention-deficit/hyperactivity disorder. Alcoholism, clinical and experimental research, 36, 1431-41.