Complexidade do Texto e Medidas de Movimentos Oculares em Adultos Leitores
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo deste trabalho foi investigar padrões de movimentos oculares de adultos bons leitores durante a leitura de textos com dois níveis de dificuldades e com três tipos de conteúdo: situações cotidianas, textos didáticos e jornalísticos. Vinte e quatro participantes leram os textos em voz alta enquanto o movimento monocular foi gravado e responderam a questões relacionadas à compreensão dos textos. Resultados indicam aumento da média de tempo de leitura por palavra, do número de fixações e de sacadas regressivas de acordo com a complexidade e o assunto do texto. Os dados foram discutidos em função do aumento de demanda cognitiva e utilizados para a compreensão do texto, como habilidades de integração semântica, memória de trabalho e inferências. Esses dados auxiliam na construção de instrumentos de avaliação para indivíduos disléxicos.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista Psicologia: Teoria e Prática pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos não exclusivos de publicação do conteúdo.
Referências
Capovilla, A. G. S & Capovilla, F. C. (2002). Alfabetização: método fônico. São Paulo: Memnon Edições Científicas.
Coltheart, M.; Rastle, K.; Perry, C.; Langdon, R.; Ziegler, J. (2001). DRC: A dual route cascaded model of visual word recognition and reading aloud. Psychological Review, 108, 204-256.
Gough, P., & Tunmer, W. (1986). Decoding, reading and reading disability. Remedial and Special Education, 7, 6-10.
Hawelka, S.; Gagl, B., Wimmer, H. (2010). A dual-route perspective on eye movements of dyslexic readers. Cognition, 115, 367–79.
Henderson, J. M. (2006). Eye movements. In: Senior, C., Russell, T, Gazzaniga, M.S. (Ed.). Methods in Mind. London: The MIT Press.
Joseph, H.S.S.L.; Liversedge, S.P.; Blythe, H.I.; White, S.J.; Rayner, K. (2009). Word length and landing position effects during reading in children and adults.Vision Research, 49, 2078-86.
Inhoff, A.W.;Solomon, M.S.; Seymour, B.A.; Radach, R. (2008). Eye position changes during reading fixations are spatially selective. Vision Research, 48, 1027–1039.
Jian, Y.; Ko, H. (2012). Investigating the effects of background knowledge on Chinese word processing during text reading: evidence from eye movements. Journal of Research in Reading, 0 (0), 1-16.
Liversedge, S. P., Rayner, K., White, S. J., Vergilino-Perez, D., Findlay, J. M., & Kentridge, R. W. (2004). Eye movements when reading disappearing text: Is there a gap effect in reading? Vision Research, 44, 1013–1024.
Macedo, E. C.; Yokomizo, J. E.; Ariente, L. C.; Koakuto, J.; Schwartzman, J. S. (2007). Processos perceptuais e cognitivos na leitura de palavras: propriedades dos movimentos oculares. Psicologia Escolar e Educacional, 11, 1-15.
Murray, W. S.; Kennedy, A. (1998). Spatial coding in the processing of anaphor by good and poor readers: evidence from eye movement analyses. Quarterly Journal of Experimental Psychology, 40, 693-718.
Miyata, H.; Minagawa-Kawai, Y.; Watanabe, S.; Sasaki, T.; Ueda, K. (2012). Reading speed, comprehension and eye movements while reading Japanese novels: evidence from untrained readers and cases of speed-reading trainees. PLoS ONE, 7(5), e36091.
Navas, A.L.G.P.; Pinto, J.C.B.R.; Delissa, P.R.R. (2009). Avanços no conhecimento do processamento da fluência em leitura: da palavra ao texto. Rev Soc Bras Fonoaudiol, 14(3), 553-559.
Oakhill, J., Cain, K. & Bryant, P. (2003). The dissociation of word reading and text comprehension: Evidence from component skills. Language and cognitive processes, 18, 443-468.
Raven, J. C. (2000). Teste das Matrizes Progressivas: Escala Geral. Rio de Janeiro: CEPA.
Rayner, K. (1998). Eye movements in reading and information processing: 20 years of research. Psychological Bulletin. 13, 372–422.
Salles, J. F.; Parente, M.A.M.P. (2002). Processos cognitivos na leitura de palavras em crianças: relações com compreensão e tempo de leitura. Psicologia Reflexão e Crítica, 15, 321-31.
Schotter , E.R.; Blythe, H.I.; Kirkby, J.A.; Rayner, K.; Holliman, N.; Liversedge, S.P. (2012). Binocular Coordination: Reading Stereoscopic Sentences in Depth. PLoS ONE, 7(4), e35608.
Starr, M.S., Rayner, K. (2001). Eye movements during reading: some current controversies. Trends in Cognitive Sciences, 5, 156-163.
Tilstra, J., McMaster, K., Broek, P. V., Kendeou, P. & Rapp, D. (2009). Simple but complex: components of the simple view of reading across grade levels. Journal of research in reading, 32, 383-401.
Welter, G. M. R. (2000). Teste D-2: Atenção Concentrada. São Paulo: CETEPP.
Yokomizo, J. E.; Lukasova, K.; Fonteles, D. S. R.; Macedo, E. C.(2008). Movimentos sacádicos durante leitura de texto em crianças e universitários bons leitores. O Mundo da Saúde, 32, 131-38.