Criação de Vídeos de Expressões Emocionais Por Meio de Estímulos Multimídia

Conteúdo do artigo principal

Fabiano Koich Miguel
Ricardo Primi

Resumo

Os instrumentos de avaliação da inteligência emocional por desempenho normalmente apresentam fotos de pessoas expressando emoções. O presente estudo teve como objetivo criar e executar um procedimento sistemático para filmagem de pessoas que pudesse gerar trechos de vídeo contendo expressões emocionais, de maneira que possam ser usados para uma avaliação mais próxima da realidade. Foi criada uma apresentação com fotos, som e trecho de um filme para que os 22 participantes da pesquisa assistissem enquanto eram filmados. As expressões filmadas foram comparadas com a expectativa teórica no que diz respeito ao tipo de estímulo eliciador e às características faciais, resultando em 355 trechos de 3 a 8 segundos a serem utilizados como avaliação da percepção emocional. Também foram encontrados dados qualitativos, como emoções de base, diferenças entre expressões autênticas e falseadas, emoções mistas e regulação emocional, discutidos no artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Miguel, F. K., & Primi, R. (2013). Criação de Vídeos de Expressões Emocionais Por Meio de Estímulos Multimídia. Revista Psicologia: Teoria E Prática, 16(1), 155–168. https://doi.org/10.15348/1980-6906/psicologia.v16n1p155-168
Seção
Avaliação Psicológica

Referências

Abe, N., Suzuki, M., Mori, E., Itoh, M., & Fujii, T. (2007). Deceiving others: Distinct neural responses of the prefrontal cortex and amygdala in simple fabrication and deception with social interactions. Journal of Cognitive Neuroscience, 19, 287-295.

Caruso, D. R., & Wolfe, C. J. (2001). Emotional intelligence in the workplace. In J. Ciarrochi, J. P. Forgas & J. D. Mayer (Eds.), Emotional intelligence in everyday life: A scientific inquiry (pp. 150-167). Philadelphia: Psychology Press.

Ciarrochi, J., Chan, A., Caputi, P., & Roberts, R. (2001). Measuring emotional intelligence. In J. Ciarrochi, J. P. Forgas & J. D. Mayer (Eds.), Emotional intelligence in everyday life: A scientific inquiry (pp. 25-45). Philadelphia: Psychology Press.

Denham, S. A., Mason, T., & Couchoud, E. A. (1995). Scaffolding young children’s prosocial responsiveness: Preschooler’s responses to adult sadness, anger, and pain. International Journal of Behavioral Development, 18(3), 489-504.

Ekman, P. (1997). Lying and deception. In N. L. Stein, P. A. Ornstein, B. Tversky & C. Brainerd (Eds.), Memory for everyday and emotional events. New Jersey: Lawrence Erlbaum.

Ekman, P. (1999). Facial expressions. In T. Dalgleish & M. Power (Eds.), Handbook of cognition and emotion (pp. 301-320). New York: John Wiley & Sons.

Ekman, P. (2003). Emotions revealed. New York: Times Book.

Fredrickson, B. L. (1998). What good are positive emotions? Review of General Psychology, 2(3), 300-319.

Galati, D., Miceli, R., & Sini, B. (2001). Judging and coding facial expression of emotions in congenitally blind children. International Journal of Behavioral Development, 25(3), 268-278.

Gazzaniga, M. S., & Heatherton, T. F. (2005). Ciência psicológica: Mente, cérebro e comportamento. Porto Alegre: Artmed.

Gazzaniga, M. S., Ivry, R. B., & Mangun, G. R. (2006). Neurociência cognitiva. Porto Alegre: Artmed.

Goddard, C. (1997). Contrastive semantics and cultural psychology: ‘Surprise’ in Malay and English. Culture & Psychology, 3(2), 153-181.

Hodiamont, P. P. G. (1991). How normal are anxiety and fear? International Journal of Social Psychiatry, 37(1), 43-50.

Lang, P. J., Bradley, M. M., & Cuthbert, B. N. (1997). International Affective Picture System (IAPS): Technical manual and affective ratings. Gainesville, FL: University of Florida.

Mayer, J. D., Salovey, P., & Caruso, D. R. (2002). Mayer-Salovey-Caruso Emotional Intelligence Test (MSCEIT): User’s manual. New York: Multi-Health Systems.

Mayer, J. D., Salovey, P., & Caruso, D. R. (2008). Emotional intelligence: New ability or eclectic traits? American Psychologist, 63(6), 503-517. doi: 10.1037/0003-066X.63.6.503

Miguel, F. K. (2010). O que sabemos sobre inteligência emocional. In G. Couto & S. D. Pires (Eds.), Os contornos da psicologia contemporânea (pp. 73-104). São Paulo: Casa do Psicólogo.

Miguel, F. K., Amaro, M. C. P., Caramanico, R. B., Miras, B. D., Inaba, C. M., Ribeiro, D. d. O., & Ogaki, H. A. (2013). Estudos de validade do Teste Informatizado de Percepção de Emoções Primárias. Paper presented at the VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica: Direito de todos, dever do psicólogo & IX Congresso Iberoamericano de Diagnóstico y Evaluación Psicológica, Maceió.

Miguel, F. K., Bueno, J. M. H., Noronha, A. P. P., Couto, G., Primi, R., & Muniz, M. (2010). Alexitimia e inteligência emocional: Estudo correlacional. Psicologia: Teoria e Prática, 12(3), 52-65.

Miguel, F. K., & Primi, R. (2010). Teste Informatizado de Percepção de Emoções Primárias para avaliação de adultos. In M. C. R. A. Joly & C. T. Reppold (Eds.), Estudos de testes informatizados para avaliação psicológica (pp. 231-245). São Paulo: Casa do Psicólogo.

Plutchik, R. (1997). The circumplex as a general model of the structure of emotions and personality. In R. Plutchik & H. R. Conte (Eds.), Circumplex models of personality and emotions (pp. 17-45). Washington, DC: American Psychological Association.

Plutchik, R. (2000). Emotions in the practice of psychotherapy: Clinical implications of affect theories. Washington, DC: American Psychological Association.

Plutchik, R. (2002). Emotions and life: Perspectives from psychology, biology and evolution. Washington, DC: American Psychological Association.

Ribeiro, R. L., Pompéia, S., & Bueno, O. F. A. (2005). Comparison of Brazilian and American norms for the International Affective Picture System (IAPS). Revista Brasileira de Psiquiatria, 27(3), 208-215.

Rozin, P., Lowery, L., & Ebert, R. (1994). Varieties of disgust faces and the structure of disgust. Journal of Personality and Social Psychology, 66, 870-881.

Salovey, P., & Mayer, J. D. (1990). Emotional intelligence. Imagination, Cognition and Personality, 9, 185-221.

Woyciekoski, C., & Hutz, C. S. (2010). Inteligência emocional avaliada por autorrelato difere do construto personalidade? Psico-USF, 15(2), 151-159. doi: 10.1590/S1413-82712010000200003

Zeidner, M. (1998). Test anxiety: The state of the art. New York: Kluwer Academic Publishers.