Criação de vídeos de expressões emocionais por meio de estímulos multimídia

Autores

  • Fabiano Koich Miguel Universidade Estadual de Londrina
  • Ricardo Primi Universidade São Francisco

Resumo

Resumo: Os instrumentos de avaliação da inteligência emocional por desempenho normalmente apresentam fotos de pessoas expressando emoções. O presente estudo teve como objetivo criar e executar um procedimento sistemático para filmagem de pessoas que pudesse gerar trechos de vídeo contendo expressões emocionais, de maneira que possam ser usados para uma avaliação mais próxima da realidade. Foi criada uma apresentação com fotos, som e trecho de um filme para que os 22 participantes da pesquisa assistissem enquanto eram filmados. As expressões filmadas foram comparadas com a expectativa teórica no que diz respeito ao tipo de estímulo eliciador e às características faciais, resultando em 355 trechos de 3 a 8 segundos a serem utilizados como avaliação da percepção emocional. Também foram encontrados dados qualitativos, como emoções de base, diferenças entre expressões autênticas e falseadas, emoções mistas e regulação emocional, discutidos no artigo.

Palavras-chave: inteligência emocional; emoções; expressão facial; avaliação; testes psicológicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiano Koich Miguel, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2002) e especialização em Psicologia do Trânsito pela Universidade Cruzeiro do Sul (2003). Concluiu mestrado (2006) e doutorado (2010) em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco. Durante o doutorado, realizou estágio por um mês na Universidade de Évora (Portugal) e doutorado-sanduíche por um semestre na University of Toledo (EUA). Tem experiência em clínica e na área acadêmica, atuando principalmente com os seguintes temas: construção de instrumentos, inteligência, inteligência emocional e criatividade. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Londrina (UEL). É parecerista ad hoc da Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica do Conselho Federal de Psicologia. Colabora no Rorschach Performance Assessment System (R-PAS).

Ricardo Primi, Universidade São Francisco

Ricardo Primi é Psicólogo pela PUCCampinas, Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo com parte desenvolvida na Yale University (EUA) sob orientação de Robert J. Sternberg. Coordenador do Laboratório de Avaliação Psicológica e Educacional (LabAPE) Recebe financiamento do CNPq (produtividade em pesquisa), FAPESP e CAPES. É Professor Associado do Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade São Francisco (Mestrado e Doutorado em Avaliação Psicológica). Presidente passado do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP) e membro da Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica do Conselho federal de Psicologia e da Comissão da Área de Psicologia do MEC/INEP. Em 2009 foi professor visitante na Univeristy of Toledo (Ohio, EUA) com bolsa Fulbright/CAPES. Leciona disciplinas de Avaliação Psicológica, Estatística e Psicometria e desenvolve trabalhos de pesquisa em Avaliação da Inteligência, Avaliação da Personalidade e Desenvolvimento de Carreira e Teoria de Resposta ao Item. Tem mais de 120 trabalhos publicados entre artigos, capítulos e livros e formou mais de 17 alunos (entre mestres, doutores e pós-doutores).

Downloads

Publicado

12.11.2013

Como Citar

Miguel, F. K., & Primi, R. (2013). Criação de vídeos de expressões emocionais por meio de estímulos multimídia. Revista Psicologia: Teoria E Prática, 16(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/article/view/3741

Edição

Seção

Avaliação Psicológica