Leitor Talentoso: Produção Científica em Educação e Psicologia

Conteúdo do artigo principal

Altemir José Gonçalves Barbosa
Lara Carolina de Almeida
Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota

Resumo

Um desempenho notável em leitura é um talento de per se e representa, também, uma chave para o desenvolvimento de outros talentos, especialmente o acadêmico. Contudo, pouco tem sido produzido sobre o leitor talentoso, especialmente no Brasil. Com o objetivo de analisar a produção científica de artigos sobre o leitor talentoso, que foram indexados por bases de dados das áreas de Educação e Psicologia, recuperam?se publicações catalogadas pela ERIC e PsycINFO. Recuperam?se 30 artigos. Constatou?se que a produção científica sobre leitores talentosos é diminuta, distribui?se de forma rarefeita ao longo do tempo, é publicada tanto de forma individual quanto coletiva – na forma de revisão de literatura ou ensaio teórico –, encontra?se pulverizada entre vários autores e periódicos e tende a ter como tema principal o atendimento das necessidades educacionais dos leitores talentosos. Os resultados evidenciam a necessidade de produzir mais e melhores pesquisas que tenham como tema o talento para leitura.


Palavras?chave: talento; habilidades de leitura; produção científica; Educação; Psicologia.


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Barbosa, A. J. G., Almeida, L. C. de, & Mota, M. M. P. E. da. (2012). Leitor Talentoso: Produção Científica em Educação e Psicologia. Revista Psicologia: Teoria E Prática, 14(2), 152–163. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/article/view/3159
Seção
Artigos

Referências

AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION. PsycINFO. In APA PsycNET. 2010. Disponível em <http://psycnet.apa.org>. Acesso em 19 de agosto de 2010.

ANTUNES, M. A. M. Psicologia Escolar e Educacional: história, compromissos e perspectivas. Psicologia Escolar e Educacional, v. 12, n. 2, p. 469-475, 2008.

CANTRELL, S. et al. The impact of a strategy-based intervention on the comprehension and strategy use of struggling adolescent readers. Journal of Educational Psychology, v. 102, n. 2, p. 257-280, 2010.

COLLINS, N. D.; AIEX, N. K. Gifted readers and reading instruction. ERIC Digest, 1995. Disponível em: <http://www.eric.ed.gov>. Acesso em: 21 de outubro de 2009.

DOCKRELL, J.; MACSHANE, J. Crianças com dificuldades de aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.

DOCKRELL, J.; STUART, M.; KING, D. Favorecendo a aquisição da linguagem oral: teoria e evidências empíricas. In: CASTRO, L.; BESSET, V (Orgs.). Pesquisa intervenção na infância e juventude. Rio de Janeiro: NAU, 2009, p. 322-344.

EDUCATION RESOURCES INFORMATION CENTER. ERIC. 2010. Disponível em <http://www.eric.ed.gov>. Acesso em 19 de agosto de 2010.

FEHRENBACH, C. R. Gifted/average readers: do they use the same reading strategies? Gifted Child Quarterly, v. 35, n. 3, p. 125-127, 1991.

FORD, D. Y. & WHITING, G. W. Recruiting and Retaining Underrepresented Gifted Students. In PFEIFFER, S. I. (Org.) Handbook of giftedness in children: psychoeducational theory, research, and best practices. New York: Springer, 2008, p. 293-308.

GILHEANY, S.; HICKEY, T. High-ability children and their reading needs. In: Other ways of seeing: diversity in language and literacy, 2, 2001, Dublin. Proceedings of the 12th European Conference on Reading. Dublin: Reading Association of Ireland, 2001. p. 65-74.

GUENTHER, Z. Educação de bem dotados e talentosos: alguns conceitos básicos. s/d. Disponível em: <http://www.ibi.pro.br/artigos/educ_superdotados.pdf >. Acesso em: 18 de fevereiro de 2011.

HALSTED, J. W. Guiding the gifted reader. ERIC Digest, 1990. Disponível em: <http://www.eric.ed.gov>. Acesso em: 21 de outubro de 2009.

KASDON, L. M. Early reading background of some superior readers among college freshmen. Journal of Educational Research, v. 52, p. 151-153, 1958. [Resumo] Disponível em <http://www.apa.org>. Acesso em 19 de agosto de 2010.

LEVANDE, D. Identifying and serving the gifted reader. Reading Improvement, v. 30, n. 3, p. 147-150, 1993.

LI, H. et al. Validation of the Gifted Rating Scales-School Form in China. Gifted Child Quarterly, v. 52, n. 2, p. 160-169, 2008.

MANOLITSIS, G. Predicting high reading ability from kindergarten: the role of metalinguistic skills. In: Development of human potential: investment into our future, 2002, Rhodes. Proceedings of the 8th Conference of the European Council for High Ability. Rhodes: K.H. Bock, 2002. p. 34-37.

MOTA, M. A pesquisa intervenção no âmbito da Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem. In: CASTRO, L.; BESSET, V (Orgs.). Pesquisa intervenção na infância e juventude. Rio de Janeiro: NAU, 2009, p. 269-274.

MOTA, M. et al. Relação entre consciência morfológica e leitura contextual medida pelo teste de cloze. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 223-229, 2009.

OLIVEIRA, K.; SANTOS, A. Estudo de intervenção para a compreensão em leitura na universidade. Interação em Psicologia, Curitiba, v. 12, n. 2, p. 169-177, 2008.

REIS, S. M. Gifted girls, twenty-five years later: hopes realized and new challenges found. Roeper Review: A Journal on Gifted Education, v. 25(4), p. 154-157, 2003.

REIS, S. M. Vita: Sally M. Reis. 2011. Disponível em: <http://www.gifted.uconn.edu/general/faculty/reis/reisvita.pdf>. Acesso em 18 de fevereiro de 2011.

REIS, S. M.; BOEVE, H. How academically gifted elementary, urban students respond to challenge in an enriched, differentiated reading program. Journal for the Education of the Gifted, v. 33, n. 2, p. 203-240, 2009.

REIS, S. M.; HÉBERT, T. P. Gender and giftedness. In PFEIFFER, S. I. (Org.) Handbook of giftedness in children: psychoeducational theory, research, and best practices. New York: Springer, 2008, p. 271-291.

REIS, S. M. et al. Reading instruction for talented readers: case studies documenting few opportunities for continuous progress. Gifted Child Quarterly, v. 48, n. 4, p. 315-338, 2004

RENZULLI, J. S. What makes giftedness? Re-examining a definition. Phi Delta Kappan, v. 60, n. 261, p. 180-184, 1978.

______. The three ring conception of giftedness: a developmental model for creative productivity. In: STERNBERG, R. J.; DAVIDSON J. E. (Eds.). Conceptions of giftedness. New York: Cambridge University Press, 1986, p. 53-92.

______. O que é esta coisa chamada superdotação, e como a desenvolvemos? Uma retrospectiva de vinte e cinco anos. Educação, Belo Horizonte, v. 52, n. 1, p. 75-131, 2004.

RENZULLI, J. S.; REIS, S. M.; SMITH, L. The revolving door identification model. Mansfield Center, CT: Creative Learning, 1981.

RENZULLI, J. S. et al. An investigation of the reliability and factor structure of four new Scales for Rating the Behavioral Characteristics of Superior Students. Journal of Advanced Academics, v. 21, n. 1, p. 84-108, 2009.

SELIGMAN, M. Positive psychology, positive prevention, and positive therapy. In SNYDER, C. R.; LOPEZ, S. J. (Eds.), Handbook of positive psychology. New York: Oxford University Press, 2002, p. 3-9.

SPINILLO, A. G.; MAHON, E. R. Compreensão de textos em crianças: comparações entre diferentes classes de inferência a partir de uma metodologia on-line. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 20, n. 3, p. 463-471, 2007.

THE INTERNATIONAL DYSLEXIA ASSOCIATION. The International Dyslexia Association: promoting literacy through research, education and advocacy. 2012. Disponível em <http://www.interdys.org/>. Acesso em 20 de marco de 2012.

WEBER, C. L.; CAVANAUGH, T. W. Using eBooks with gifted and advanced readers. Gifted Child Today, v. 29, n. 4, p. 56-63, 2006

WOOD, P. F. Reading instruction with gifted and talented readers: a series of unfortunate events or a sequence of auspicious results? Gifted Child Today, v. 31, n. 3, p. 16-25, 2008.