Revisão histórica de pesquisas em Análise do Comportamento e Educação Especial/Inclusão publicadas no JABA entre 2001 e 2008

Victor Faria Nicolino, Maria de Lourdes Bara Zanotto

Resumo


A presente pesquisa tem como objetivo atualizar e aprofundar a revisão histórica do que vem sendo produzido em Análise do Comportamento e Educação Especial/Inclusão a partir da análise de artigos de pesquisa publicados no JABA no período compreendido entre 2001 e 2008. Os artigos (46) são analisados segundo as seguintes variáveis: participantes; tipo de pesquisa; delineamento; agente de mudança/observação do comportamento; setting; medida do comportamento-alvo; procedimento de intervenção comportamental; tema; objetivo da pesquisa e resultados obtidos. Os resultados evidenciam que a maioria das pesquisas é experimental, e usa como setting a escola do participante. O próprio pesquisador é o agente de mudança/observação do comportamento mais freqüente, e o procedimento para estabelecimento de controle de estímulos específicos sobre repertórios é o mais adotado. A maioria dos participantes é composta de pessoas diagnosticadas com Autism Spectrum Disorders, na faixa etária dos 6 aos 10 anos. O tema mais freqüente é linguagem (respostas verbais vocais e não-vocais), seguido do tema conduta, com pesquisas sobre autocontrole, comportamentos disruptivos, agressão/autolesão e contato inapropriado.

Palavras-chave: Educação Especial, Psicologia Educacional, Psicologia Experimental, história, tendências.


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ISSN 1980-6906 (on-line)