Escala de Enfrentamento para Situações Socioacadêmicas Difíceis: Versão Reduzida
DOI:
https://doi.org/10.5935/1980-6906/ePTPPA14239.enPalavras-chave:
coping, análise confirmatória, avaliação psicológica, situações socioacadêmicas, estudante universitárioResumo
O presente estudo teve como objetivo testar uma versão reduzida e realizar uma análise confirmatória da Escala de Enfrentamento para Situações Socioacadêmicas Difíceis (EESSAD). A amostra foi composta por 601 estudantes universitários de diferentes períodos e cursos, com idades entre 18 e 57 anos (M = 26,2 anos, DP = 7,2), a maioria mulheres (66,1%). Os participantes responderam à EESSAD no local. Para a análise fatorial confirmatória, usamos o método de estimativa maximum likelihood (ML) e os resultados indicaram uma estrutura tridimensional (dez itens): foco em outros poderosos, foco no problema e foco na emoção. A discussão aborda a relevância de uma escala reduzida e debate a estrutura, tendo em vista sua contribuição para o enfrentamento dos distintos obstáculos da vida acadêmica. Estudos futuros poderão relacionar o enfrentamento a outros fenômenos no contexto universitário e a dados sociodemográficos.
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