Habilidades de Nomeação Infantil e a Qualidade dos Ambientes

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Elson Ferreira Costa
Lilia Iêda Chaves Cavalcante
Dalízia Amaral Cruz
Giana Bitencourt Frizzo
Mário Diego Rocha Valente

Resumo

Objetivou-se relacionar a qualidade dos ambientes familiar, escolar e de vizinhança às habilidades de nomeação de crianças na educação infantil. Participaram 64 crianças de 24 a 60 meses de idade e um familiar de cada uma. Foi aplicado o Teste Infantil de Nomeação, e para mensurar a qualidade dos ambientes aplicou-se o Índice de Pobreza da Família, o Inventário de Recursos do Ambiente Familiar, o Instrumento de Qualidade da Vizinhança e a Escala ECERS-R para o ambiente escolar. Foi identificado que 45,3% das crianças obteve escore alto no Teste de Nomeação Infantil. Deste modo, a relação entre as variáveis apontou que a renda e a escolaridade dos familiares, assim como, as atividades conjuntas entre adultos e crianças foram os fatores mais associados ao desfecho da linguagem, o que realça a importância de monitorar as habilidades de nomeação e os fatores de qualidade dos ambientes.

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Desenvolvimento Humano

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