Relações entre Funções Executivas e Bullying: Revisão Integrativa da Literatura

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Liandra Aparecida Orlando Caetano
Wanderlei Abadio de Oliveira
Lilian Cristina Gomes do Nascimento
Marina Garcia Manochio-Pina
Salvador Boccaletti Ramos
Jorge Luiz da Silva

Resumo

Funções executivas são habilidades cognitivas necessárias à realização de comportamentos complexos, adaptativos e socialmente aceitáveis. A existência de déficits nessas funções pode implicar em problemas comportamentais e violência. Assim, o objetivo desta revisão sistemática da literatura foi identificar relações entre funções executivas e bullying escolar. Foi realizado o cruzamento das palavras-chaves “executive functions” e “bullying” nas bases de dados: LILACS, PsycINFO, ScieELO, Scopus e Web of Science. A qualidade metodológica das investigações foi avaliada por meio do Checklist for Analytical Cross Sectional Studies. Dentre os 22 estudos identificados, sete atenderam aos critérios de inclusão e foram selecionados. Todos os estudos analisados identificaram associações entre praticar ou sofrer bullying com déficits nas funções executivas. Concluiu-se que a melhoria das funções executivas dos estudantes pode auxiliar na prevenção ou redução do bullying escolar.

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Seção
Psicologia e Educação

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