Pedagogia, Futuro e Liberdade: A Instituição Escolar Representada por Professores, Pais e Alunos

Conteúdo do artigo principal

Denize Cristina De Oliveira
Ignez Salas Martins
Frida Marina Fischer
Celso Pereira Sá
Antonio Marcos Tosoli Gomes Gomes
Sergio Corrêa Marques

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar o conteúdo e a estrutura das representações sociais de professores, pais e alunos do ensino fundamental e médio sobre a instituição escolar e o processo de escolarização formal. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas e grupos focais. O material coletado foi submetido à análise lexical, análise de evocações livres e análise de similitude. Os resultados indicam a presença de representações diferentes nos grupos estudados. Para os professores, a escola é vista como locus pedagógico; para os pais, a instituição de ensino se apresenta como única possibilidade de futuro para as crianças; para as crianças, a escola é representada como possibilidade de liberdade por meio do conhecimento. Conclui-se que se trata de um processo de estranhamento entre imagens distintas sobre a instituição de ensino, atreladas às práticas cotidianas dos sujeitos, que legitimam as ações de aceitação/rejeição da própria instituição escolar.


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
De Oliveira, D. C., Martins, I. S., Fischer, F. M., Sá, C. P., Gomes, A. M. T. G., & Marques, S. C. (2004). Pedagogia, Futuro e Liberdade: A Instituição Escolar Representada por Professores, Pais e Alunos. Revista Psicologia: Teoria E Prática, 6(3), 31–47. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/article/view/1173
Seção
Artigos

Referências

ABRIC, J. C. Pratiques sociales et représentations. Paris: Presses Universitaires de France, 1994.

BOURDIEU, P. O Poder Simbólico. São Paulo: Difel, 1989.

DEGENNE, A. Présentation de l’analyse de similitude. Information et Science Humaine, 15, 67, p. 7-26, 1985.

FLAMENT, C. L’analyse de similitude: une technique pour les recherches sur les représentations sociales. Cahiers de Psychologie Cognitive, 1, 4, p. 375-95, 1981.

FLAMENT, C. Aspects péripheriques des représentations sociales. In: GUIMELLI, C. (Ed.). Structures et transformations des représentations sociales. Neuchâtel: Delachaux et Niestlé, 1986a. p. 85-118.

FLAMENT, C. L’analyse de similitude: une technique pour les recherches sur les représentations sociales. In: DOISE, W.; PALMONARI, A (Org.). L’Étude des représentations sociales. Neuchâtel: Delachaux et Niestlé, 1986b. p. 139-156.

FLAMENT, C. Pratiques et représentations sociales. In: BEAUVOIS, J. L.; JOULE, R. V.; MONTEIL, J. M. (Ed.). Perspectives cognitives et conduites sociales. I. Théories implicites et conflits cognitifs. Cousset: DelVal, 1987.

JODELET, D. Représentations sociales: un domaine en expansion. In: JODELET, D. (Ed.). Les représentations socials. Paris: PUF, 1989a.

JODELET, D. Folies et représentations sociales. Paris: PUF, 1989b.

MARTIN, D.; ROYER-RASTOLL, P. Représentations sociales et pratiques quotidiennes. L’Harmattan: Paris, 1990.

MOSCOVICI, S. La psychanalyse, son image et son public. 2. ed. Paris: PUF, 1976.

MOSCOVICI, S. L’ère des représentations sociales. In: DOISE, W.; PALMONARI, G. (Ed.). L’étude des représentations sociales. Neuchâtel: Delachaux et Niestlé, 1986.

MUGNY, G.; CARUGATI, F. L’intelligence au pluriel: les représentations sociales de l’intelligence et de son développement. Cousset: DelVal, 1985.

OLIVEIRA, D. C. A promoção da saúde da criança: análise das práticas cotidianas através do estudo de representações sociais. Tese (Doutorado em Saúde Pública) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1996.

OLIVEIRA, D. C. et al. Práticas sociais em saúde: uma releitura à luz da teoria das representações sociais. In: PAREDES, A. S.; OLIVEIRA, D. C. Estudos interdisicplinares de representação social. Goiânia: AB Editora, 1998. p. 49-69.

PATTO, M. H. S. A produção do fracasso escolar: histórias e submissão e rebeldia. São Paulo: TA Queiroz, 1996.

REINERT, M. A. Une méthodologie d’analyse des données textuelles et une application: Aurélia de G. de Nerval. Bulletin de méthodologie sociologique, 28, p. 24-54, 1990.

RESTE, I. Les Enfants en Rupture. In: CHEVALLIER, É. (Dir.). L’enfant et la ville. Paris: Syros Éditeur, 1993.

SÁ, C. P. Núcleo central das representações sociais. Petrópolis: Vozes, 1996.

VERGÈS, P. Une possible méthodologie pour l’approche des représentations économiques. Communication-Information, 6, 23, p. 375-98, 1984..

VERGÈS, P. L‘évocation de l’argent: une méthode pour la ‘definition du noyau central de la représentation. Bulletin de Psychologie, 45, 405, p. 203-09, 1992. (n.º spécial “Nouvelles voies en Psychologie Sociale”)

VERGÈS, P. Programas informáticos para análise de semelhanças e evocações. Aix-en-Provence: LAMES-CNRS, 1992.