Instrumentos de Medida de Reserva Cognitiva: Uma Revisão Sistemática
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O construto Reserva cognitiva (RC) busca explicar a capacidade do cérebro em compensar a degeneração causada pela idade ou neuropatologia. Contudo, medidas padronizadas de RC são incipientes. Por meio de uma revisão sistemática, este estudo objetivou investigar os instrumentos em formato de escalas e questionários utilizados como medida objetiva de RC, a partir da mensuração de múltiplas variáveis relacionadas a atividades realizadas ao longo da vida. A busca por artigos foi realizada nas bases de dados PubMed, Scopus, Science Direct, PsychInfo, Bvs e Cochrane. Sete estudos foram selecionados após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão. Constatou-se a existência de cinco escalas/questionários que mensuram RC. Os instrumentos são de curta duração, porém, variam quanto aos itens/variáveis mensuradas e carecem de estudos aprofundados, com amostras amplas e diversificadas. São necessários mais estudos que busquem aprimorar as evidências de validade e realizar adaptações transculturais das escalas/questionários de RC.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista Psicologia: Teoria e Prática pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos não exclusivos de publicação do conteúdo.
Referências
Adam, S., Bonsang, E., Grotz, C., & Perelman, S. (2013). Occupational activity and cognitive reserve: Implications in terms of prevention of cognitive aging and Alzheimer’s
disease. Clinical Interventions in Aging, 8, 377–390. doi:10.2147/CIA.S39921
Cardoso, N. O., Landenberger, T., & Argimon, I. I. L. (2017). Jogos eletrônicos como instrumentos de intervenção no declínio cognitivo – Uma revisão sistemática. Revista
de Psicologia da IMED, 9(1), 119–139. doi:10.18256/2175- 5027.2017.v9i1.1941
Choi, C. H., Park, S., Park, H. J., Cho, Y., Sohn, B. K., & Lee, J. Y. (2016). Study on cognitive reserve in Korea using Korean version of Cognitive Reserve Index Questionnaire. Journal of Korean Neuropsychiatric Association, 55(3), 256–263. doi: 10.4306/
jknpa.2016.55.3.256
Contador, I., Ser, T. del, Llamas, S., Villarejo, A., Benito-León, J., & Bermejo-Pareja, F.
(2016). Impact of literacy and years of education on the diagnosis of dementia: A
population-based study. Journal of Clinical and Experimental Neuropsychology, 3395,
–8. doi:10.1080/13803395.2016.1204992
Elkana, O., Eisikovits, O. R., Oren, N., Betzale, V., Giladi, N., & Ash, E. L. (2016). Sensitivity of neuropsychological tests to identify cognitive decline in highly educated
elderly individuals: 12 months follow up. Journal of Alzheimer’s Disease, 49(3), 607–
doi:10.3233/JAD-150562
Farfel, J. M., Nitrini, R., Suemoto, C. K., Grinberg L. T., Ferretti, R. E. L., Leite, R. E. P.,
… Jacob, W. (2013). Very low levels of education and cognitive reserve: A clinicopathologic study. Neurology, 81(7), 650–657. Recuperado de http://ovidsp.ovid.
com/ovidweb.cgi?T=JS&PAGE=reference&D=medl&NEWS= N&AN=23873971%5Cnhttp://ovidsp.ovid.com/ovidweb.cgi?T=JS&PAGE=refere nce&D=emed11&NEWS=N&
AN=2013596337
Forcada, I., Mur, M., Mora, E., Vieta, E., Bartrés-Faz, D., & Portella, M. J. (2014). The influence of cognitive reserve on psychosocial and neuropsychological functioning in
bipolar disorder. European Neuropsychopharmacology, 25(2), 214–222. doi:10.1016/j.
euroneuro.2014.07.018
Galioto, R. M., Alosco, M. L., Spitznagel, M. B., Stanek, K. M., & Gunstad, J. (2013). Cognitive reserve preserves cognitive function in obese individuals. Aging, Neuropsychology, and Cognition, 20(6), 684–699. doi:10.1080/13825585.2012.762972
Gleich, T., Lorenz, R. C., Gallinat, J., & Kühn, S. (2017). Functional changes in the reward
circuit in response to gaming-related cues after training with a commercial video
game. Neuroimage, 152, 467–475. doi:10.1016/j.neuroimage.2017.03.032
Grotz, C., Seron, X., Van Wissen, M., & Adam, S. (2017). How should proxies of cognitive
reserve be evaluated in a population of healthy older adults? International Psychogeriatrics, 29(1), 123–136. doi:10.1017/S1041610216001745
Katzman, R. (1993). Education and the prevalence of dementia and Alzheimer’s disease.
Neurology, 43, 13–20.
Kühn, S., Gleich, T., Lorenz, R. C., Lindenberger, U., & Gallinat, J. (2013). Playing Super
Mario induces structural brain plasticity: gray matter changes resulting from training
with a commercial video game. Molecular Psychiatry, 19, 272. doi:10.1038/mp.2013.120
León, I., García-García, J., & Roldán-Tapia, L. (2016). Cognitive Reserve Scale and ageing.
Anales de Psicologia, 32(1), 218–223. doi: 10.6018/analesps.32.1.182331
León, I., García-García, J., & Roldán-Tapia, L. (2014). Estimating cognitive reserve in
healthy adults using the Cognitive Reserve Scale. PloS One, 9(7), e102632. doi:10.1371/
journal.pone.0102632
León-Estrada, I., García, J., & Roldán-Tapia, L. (2011). Development of the scale of cognitive reserve in Spanish population: A pilot study. Revista de Neurologia, 52(11),
–660. Recuperado de https://www.neurologia.com/articulo/2010704
León-Estrada I., García-García J., & Roldán-Tapia, L. (2017). Escala de reserva cognitiva:
Ajuste del modelo teórico y baremación. Revista de Neurología, 64, 7–16.
Maiovis, P., Ioannidis, P., Nucci, M., Gotzamani-Psarrakou, A., & Karacostas, D. (2016).
Adaptation of the Cognitive Reserve Index Questionnaire (CRIq) for the Greek population. Neurological Sciences, 37(4), 633–636. doi:10.1007/s10072-015-2457-x
Mathias, J. L., & Wheaton, P. (2015). Contribution of brain or biological reserve and cognitive or neural reserve to outcome after TBI: A meta-analysis (prior to 2015). Neuroscience and Biobehavioral Reviews, 55, 573–593. doi:10.1016/j.neubiorev.2015.06.001
Moher, D., Liberati, A., Tetzlaff, J., & Altman, D. G. (2010). Preferred reporting items for
systematic reviews and meta-analyses : The PRISMA statement. International Journal of Surgery, 8, 336–341. doi:10.1016/j.ijsu.2010.02.007
Nucci, M., Mapelli, D., & Mondini, S. (2011). Cognitive Reserve Index Questionnaire
(CRIq): A new instrument for measuring cognitive reserve. Aging Clinical and Experimental Research, 24(3), 218–226. doi:https://doi.org/10.3275/7800
Opdebeeck, C., Martyr, A., & Clare, L. (2015). Cognitive reserve and cognitive function in
healthy older people: A meta-analysis. Aging, Neuropsychology, and Cognition, 23(1),
–60. doi:10.1080/13825585.2015.1041450
Pedrero-Pérez, E. J., Rojo-Mota, G., Ruiz-Sánchez de León, J. M., Fernández-Méndez, L.
M., Morales-Alonso, S., & Prieto-Hidalgo, A. (2014). Reserva cognitiva en adictos a
sustancias en tratamiento: Relación con el rendimiento cognitivo y las actividades
cotidianas. Revista de Neurología, 59(11), 481–489.
Piovezan, E. B. (2012). A relevância da reserva cognitiva no processo reabilitador. In A. J.
Gomez (Org.), Reabilitação neuropsicológica: Abordagem interdisciplinar e modelos conceituais na prática clínica (pp. 78–86). Porto Alegre: Artmed.
Rami, L., Valls-Pedret, C., Bartrés-Faz, D., Caprile, C., Solé-Padullés, C., Castellví, M., … Molinuevo, J. L. (2011). Cuestionario de reserva cognitiva. Valores obtenidos en población
anciana sana y con enfermedad de Alzheimer. Revista de Neurologia, 52(4), 195–201.
Scarmeas, N., Levy, G., Tang, M. X., Manly, J., & Stern, Y. (2001). Influence of leisure
activity on the incidence of Alzheimer’s disease. Neurology, 57(12), 2236–2242.
doi:10.1212/wnl.57.12
Sakamoto, M., Woods, S. P., Kolessar, M., Kriz, D., Renee, J., Olavarria, H., … Flora, K. D.
(2013). Protective effects of higher cognitive reserve for neuropsychological and
daily functioning among individuals infected with hepatitis C. Journal of Neurovirology, 19(5), 442–451. doi:10.1007/s13365-013- 0196-4
Shapiro, M. E., Mahoney, J. R., Peyser, D., Zingman, B. S., & Verghese, J. (2014). Cognitive
reserve protects against apathy in individuals with human immunodeficiency virus.
Archives of Clinical Neuropsychology, 29(1), 110–120. doi:10.1093/arclin/act071
Silva, A. M. da, Cavaco, S., Moreira, I., Bettencourt, A., Santos, E., Pinto, C. … Moltaban,
X. (2015). Cognitive reserve in multiple sclerosis: Protective effects of education.
Multiple Sclerosis Journal, 21(10), 1312–1321. doi:10.1177/1352458515581874
Stern, Y. (2009). Cognitive reserve. Neuropsychologia, 47(10), 2015–2028. doi:10.1016/j.
neuropsychologia.2009.03.004
Stern Y. (2012). Cognitive reserve in ageing and Alzheimer’s disease. The Lancet, 11(11),
–1012. doi:10.1016/S1474-4422(12)70191-6
Stern, Y. (2017). An approach to studying the neural correlates of reserve. Brain Imaging
and Behavior, 11(2), 410–416. doi:10.1007/s11682-016-9566-x
Then, F. S., Luck, T., Heser, K., Ernst, A., Posselt, T., Wiese, B., … Riedel-Heller, S.
G. (2016). Which types of mental work demands may be associated with reduced risk of dementia? Alzheimer’s & Dementia, 13(4), 431–440. doi:10.1016/j.jalz.2016.08.008
Valenzuela, M. J., & Sachdev, P. (2006). Assessment of complex mental activity across
the lifespan: Development of the Lifetime of Experiences Questionnaire (LEQ). Psychological Medicine, 37(7), 1015–1025. doi:10.1017/S003329170600938X
Wilson, R., Barnes, L., & Bennett, D. (2003). Assessment of lifetime participation in
cognitively stimulating activities. Journal of Clinical and Experimental Neuropsychology,
(5), 634–642. doi:10.1076/jcen.25.5.634.14572