O Desencantamento com o Aprender na Escola: O que Dizem Professores e Alunos

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Roseli Fernandes Lins Caldas
Maria Martha Costa Hübner

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo principal verificar se há elevação gradual do desencantamento dos alunos com o aprender na escola à medida que avançam as séries escolares. A coleta de dados foi realizada a partir das respostas de alunos e professores a questionários específicos para cada grupo de sujeitos. Os resultados indicaram, confirmando a literatura, que a maioria dos alunos se desencanta com o aprender na escola, à medida que avança nas séries escolares. A concepção de que aprender na escola é “Muito legal” diminuiu com a progressão das séries escolares e incidência de alunos que “não gostam de aprender na escola”, aumenta gradualmente com a elevação das séries escolares. As respostas dos professores também indicam alterações semelhantes, quanto à concepção dos alunos sobre o aprender na escola. Assim, na opinião de professores e alunos, o aprender na escola é cada vez menos apreciado pela maioria dos alunos, à medida que crescem.

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