Efetividade de uma Cartilha Psicoeducativa sobre o TDAH em Estudantes Universitários

Conteúdo do artigo principal

Clarissa Tochetto de Oliveira
Marco Antônio Pereira Teixeira
Ana Cristina Garcia Dias

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar a efetividade de uma cartilha online sobre o Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) desenvolvida para estudantes universitários como uma forma de psicoeducação. Participaram desse estudo 241 pessoas (idades entre 18 e 64 anos) com escolaridade superior incompleto ou completo. O nível de conhecimento sobre TDAH da amostra foi avaliado antes e após a leitura de uma cartilha de caráter psicoeducativo sobre o TDAH. Tanto os instrumentos de avaliação quanto a cartilha foram disponibilizados online. Os resultados mostraram que a cartilha online foi efetiva para aumentar o conhecimento sobre o TDAH dos participantes. Além disso, foi possível identificar os conteúdos de maior e menor conhecimento da amostra, bem como aqueles nos quais a cartilha foi mais informativa. Conclui-se que a elaboração de materiais sobre o TDAH pode ser uma forma de informar sobre o transtorno e, também, uma fonte de informação complementar ao tratamento.

Downloads

Detalhes do artigo

Seção
Psicologia Clínica
Crossref
0
Scopus
0

Referências

Aguiar, A. P., Kieling, R. R., Costa, A. C., Chardosim, N., Dorneles, B. V., Almeida, M. R., ... & Rohde, L. A. (2014). Increasing teachers’ knowledge about ADHD and learning disorders: an investigation on the role of a psychoeducational intervention. Journal of Attention Disorders, 18(8), 691–698. doi:10.1177/1087054712453171

American Psychiatric Association (2013). Diagnostic and statistical manual of mental disorders (5th ed.). Arlington, VA: American Psychiatric Publishing.

Bai, G. N., Wang, Y. F., Yang, L., & Niu, W. Y. (2015). Effectiveness of a focused, brief psychoeducation program for parents of ADHD children: improvement of medication adherence and symptoms. Neuropsychiatric Disease and Treatment, 11, 2721–2735. doi:10.2147/NDT.S88625

Bauer, R., Conell, J., Glenn, T., Alda, M., Ardau, R., Baune, B. T., & Bossini, L. (2016). Internet use by patients with bipolar disorder: results from an international multisite survey. Psychiatry Research, 242, 388–394. doi:https://doi.org/10.1016/j.psychres.2016.05.055

Charach, A., & Fernandez, R. (2013). Enhancing ADHD medication adherence: challenges and opportunities. Current Psychiatry Report, 15(7), 1–8. doi:10.1007/s119 20-013-0371-6

Creswell, J. W. (2010). Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed.

DuPaul, G. J., Weyandt, L. L., O’Dell, S. M., & Varejao, M. (2009). College students with ADHD current status and future directions. Journal of attention disorders, 13(3), 234–250. doi:https://doi.org/10.1177/1087054709340650

Hirvikoski, T., Waaler, E., Lindström, T., Bölte, S., & Jokinen, J. (2015). Cognitive behavior therapy-based psychoeducational groups for adults with ADHD and their significant others (PEGASUS): an open clinical feasibility trial. ADHD Attention Deficit and Hyperactivity Disorders, 7(1), 89–99. doi:10.1007/s12402-014-0141-2

Lannin, D. G., Vogel, D. L., Brenner, R. E., Abraham, W. T., & Heath, P. J. (2016). Does self-stigma reduce the probability of seeking mental health information. Journal of Counseling Psychology, 63(3), 351–358. doi:10.1037/cou0000108

McCarthy, S. (2014). Pharmacological interventions for ADHD: how do adolescent and adult patient beliefs and attitudes impact treatment adherence? Patient Preference & Adherence, 8, 1317–1327. doi:10.2147/PPA.S42145

Oliveira, C. T., & Dias, A. C. G. (2015). Repercussões do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) na experiência universitária. Psicologia: Ciência e Profissão, 35(2), 613–629. doi:http://dx.doi.org/10.1590/1982%E2%80%933703 00482013

Oliveira, C. T., & Dias, A. C. G. (2017). Dificuldades e estratégias de enfrentamento de estudantes universitários com sintomas do TDAH. Psicologia: Teoria e Prática, 19(2), 281–291. doi:http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v19n2p276-286

Oliveira, C. T., & Dias, A. C. G. (2018). Psicoeducação do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: o que, como e para quem informar. Temas em Psicologia, 26(1), 243–261. doi:10.9788/TP2018.1-10Pt

Oliveira, C. T., Hauck-Filho, N., & Dias, A. C. G. (2016). College adjustment as a mediator between attention deficit/hyperactivity disorder symptoms and work selfefficacy. Paidéia, 26(65), 283–289. doi:https://dx.doi.org/10.1590/1982-43272665201607

Pitts, M., Mangle, L., & Asherson, P. (2015). Impairments, diagnosis and treatments associated with Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD) in UK adults: results from the Lifetime Impairment Survey. Archives of Psychiatric Nursing, 29, 56–63. doi:10.1016/j.apnu.2014.10.001

Polanczyk, G. V., Willcutt, E. G., Salum, G. A., Kieling, C., & Rohde, L. A. (2014). ADHD prevalence estimates across three decades: an updated systematic review and meta-regression analysis. International Journal of Epidemiology, 43(2), 434–442. doi:https://doi.org/10.1093/ije/dyt261

Salum, G. A., Sonuga-Barke, E., Sergeant, J., Vandekerckhove, J., Gadelha, A., Moriyama, T. S., ... & Rohde, L. A. P. (2014). Mechanisms underpinning inattention and hyperactivity: neurocognitive support for ADHD dimensionality. Psychological medicine, 44(15), 3189–3201. doi:https://doi.org/10.1017/S0033291714000919

Simmons, L., Jones, T., & Bradley, E. (2017). Reducing mental health stigma: the relationship between knowledge and attitude change. European Journal of Mental Health, 1(12), 25–40. doi:10.5708/EJMH.12.2017.1.2

Sprich, S. E., & Safren, S. A. (2016). Cognitive behavioral therapy for adult attention-deficit hyperactivity disorder. In T. J. Petersen, S. E. Sprich, & S. Wilhelm. The Massachusetts General Hospital Handbook of Cognitive Behavioral Therapy (pp. 171–182). New York: Humana Press. doi:https://doi.org/10.1007/978-1-4939- 2605-3

Vidal, R., Bosch, R., Nogueira, M., Gómez-Barros, N., Valero, S., Palomar, G., ... & Ramos-Quiroga, J. A. (2013). Psychoeducation for adults with attention deficit hyperactivity disorder vs. cognitive behavioral group therapy: a randomized controlled pilot study. The Journal of Nervous and Mental Disease, 201(10), 894–900. doi:10.1097/NMD.0b013e3182a5c2c5