Efetividade de uma cartilha psicoeducativa sobre o TDAH em estudantes universitários

Clarissa Tochetto de Oliveira, Marco Antônio Pereira Teixeira, Ana Cristina Garcia Dias

Resumo


O objetivo deste estudo foi avaliar a efetividade de uma cartilha online sobre o Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) desenvolvida para estudantes universitários como uma forma de psicoeducação. Participaram desse estudo 241 pessoas (idades entre 18 e 64 anos) com escolaridade superior incompleto ou completo. O nível de conhecimento sobre TDAH da amostra foi avaliado antes e após a leitura de uma cartilha de caráter psicoeducativo sobre o TDAH. Tanto os instrumentos de avaliação quanto a cartilha foram disponibilizados online. Os resultados mostraram que a cartilha online foi efetiva para aumentar o conhecimento sobre o TDAH dos participantes. Além disso, foi possível identificar os conteúdos de maior e menor conhecimento da amostra, bem como aqueles nos quais a cartilha foi mais informativa. Conclui-se que a elaboração de materiais sobre o TDAH pode ser uma forma de informar sobre o transtorno e, também, uma fonte de informação complementar ao tratamento.


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ISSN 1980-6906 (on-line)