Efetividade de uma Cartilha Psicoeducativa sobre o TDAH em Estudantes Universitários

Conteúdo do artigo principal

Clarissa Tochetto de Oliveira
Marco Antônio Pereira Teixeira
Ana Cristina Garcia Dias

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar a efetividade de uma cartilha online sobre o Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) desenvolvida para estudantes universitários como uma forma de psicoeducação. Participaram desse estudo 241 pessoas (idades entre 18 e 64 anos) com escolaridade superior incompleto ou completo. O nível de conhecimento sobre TDAH da amostra foi avaliado antes e após a leitura de uma cartilha de caráter psicoeducativo sobre o TDAH. Tanto os instrumentos de avaliação quanto a cartilha foram disponibilizados online. Os resultados mostraram que a cartilha online foi efetiva para aumentar o conhecimento sobre o TDAH dos participantes. Além disso, foi possível identificar os conteúdos de maior e menor conhecimento da amostra, bem como aqueles nos quais a cartilha foi mais informativa. Conclui-se que a elaboração de materiais sobre o TDAH pode ser uma forma de informar sobre o transtorno e, também, uma fonte de informação complementar ao tratamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Seção
Psicologia Clínica

Referências

Aguiar, A. P., Kieling, R. R., Costa, A. C., Chardosim, N., Dorneles, B. V., Almeida, M. R., ... & Rohde, L. A. (2014). Increasing teachers’ knowledge about ADHD and learning disorders: an investigation on the role of a psychoeducational intervention. Journal of Attention Disorders, 18(8), 691–698. doi:10.1177/1087054712453171

American Psychiatric Association (2013). Diagnostic and statistical manual of mental disorders (5th ed.). Arlington, VA: American Psychiatric Publishing.

Bai, G. N., Wang, Y. F., Yang, L., & Niu, W. Y. (2015). Effectiveness of a focused, brief psychoeducation program for parents of ADHD children: improvement of medication adherence and symptoms. Neuropsychiatric Disease and Treatment, 11, 2721–2735. doi:10.2147/NDT.S88625

Bauer, R., Conell, J., Glenn, T., Alda, M., Ardau, R., Baune, B. T., & Bossini, L. (2016). Internet use by patients with bipolar disorder: results from an international multisite survey. Psychiatry Research, 242, 388–394. doi:https://doi.org/10.1016/j.psychres.2016.05.055

Charach, A., & Fernandez, R. (2013). Enhancing ADHD medication adherence: challenges and opportunities. Current Psychiatry Report, 15(7), 1–8. doi:10.1007/s119 20-013-0371-6

Creswell, J. W. (2010). Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed.

DuPaul, G. J., Weyandt, L. L., O’Dell, S. M., & Varejao, M. (2009). College students with ADHD current status and future directions. Journal of attention disorders, 13(3), 234–250. doi:https://doi.org/10.1177/1087054709340650

Hirvikoski, T., Waaler, E., Lindström, T., Bölte, S., & Jokinen, J. (2015). Cognitive behavior therapy-based psychoeducational groups for adults with ADHD and their significant others (PEGASUS): an open clinical feasibility trial. ADHD Attention Deficit and Hyperactivity Disorders, 7(1), 89–99. doi:10.1007/s12402-014-0141-2

Lannin, D. G., Vogel, D. L., Brenner, R. E., Abraham, W. T., & Heath, P. J. (2016). Does self-stigma reduce the probability of seeking mental health information. Journal of Counseling Psychology, 63(3), 351–358. doi:10.1037/cou0000108

McCarthy, S. (2014). Pharmacological interventions for ADHD: how do adolescent and adult patient beliefs and attitudes impact treatment adherence? Patient Preference & Adherence, 8, 1317–1327. doi:10.2147/PPA.S42145

Oliveira, C. T., & Dias, A. C. G. (2015). Repercussões do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) na experiência universitária. Psicologia: Ciência e Profissão, 35(2), 613–629. doi:http://dx.doi.org/10.1590/1982%E2%80%933703 00482013

Oliveira, C. T., & Dias, A. C. G. (2017). Dificuldades e estratégias de enfrentamento de estudantes universitários com sintomas do TDAH. Psicologia: Teoria e Prática, 19(2), 281–291. doi:http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v19n2p276-286

Oliveira, C. T., & Dias, A. C. G. (2018). Psicoeducação do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: o que, como e para quem informar. Temas em Psicologia, 26(1), 243–261. doi:10.9788/TP2018.1-10Pt

Oliveira, C. T., Hauck-Filho, N., & Dias, A. C. G. (2016). College adjustment as a mediator between attention deficit/hyperactivity disorder symptoms and work selfefficacy. Paidéia, 26(65), 283–289. doi:https://dx.doi.org/10.1590/1982-43272665201607

Pitts, M., Mangle, L., & Asherson, P. (2015). Impairments, diagnosis and treatments associated with Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD) in UK adults: results from the Lifetime Impairment Survey. Archives of Psychiatric Nursing, 29, 56–63. doi:10.1016/j.apnu.2014.10.001

Polanczyk, G. V., Willcutt, E. G., Salum, G. A., Kieling, C., & Rohde, L. A. (2014). ADHD prevalence estimates across three decades: an updated systematic review and meta-regression analysis. International Journal of Epidemiology, 43(2), 434–442. doi:https://doi.org/10.1093/ije/dyt261

Salum, G. A., Sonuga-Barke, E., Sergeant, J., Vandekerckhove, J., Gadelha, A., Moriyama, T. S., ... & Rohde, L. A. P. (2014). Mechanisms underpinning inattention and hyperactivity: neurocognitive support for ADHD dimensionality. Psychological medicine, 44(15), 3189–3201. doi:https://doi.org/10.1017/S0033291714000919

Simmons, L., Jones, T., & Bradley, E. (2017). Reducing mental health stigma: the relationship between knowledge and attitude change. European Journal of Mental Health, 1(12), 25–40. doi:10.5708/EJMH.12.2017.1.2

Sprich, S. E., & Safren, S. A. (2016). Cognitive behavioral therapy for adult attention-deficit hyperactivity disorder. In T. J. Petersen, S. E. Sprich, & S. Wilhelm. The Massachusetts General Hospital Handbook of Cognitive Behavioral Therapy (pp. 171–182). New York: Humana Press. doi:https://doi.org/10.1007/978-1-4939- 2605-3

Vidal, R., Bosch, R., Nogueira, M., Gómez-Barros, N., Valero, S., Palomar, G., ... & Ramos-Quiroga, J. A. (2013). Psychoeducation for adults with attention deficit hyperactivity disorder vs. cognitive behavioral group therapy: a randomized controlled pilot study. The Journal of Nervous and Mental Disease, 201(10), 894–900. doi:10.1097/NMD.0b013e3182a5c2c5