Um Estudo sobre Alfabetização Científica com Jovens Catarinenses

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Clélia Maria Nascimento-Schulze

Resumo

A alfabetização científica e tecnológica da população é importante para preparar os cidadãos para a vida cotidiana e participação política. Visando avaliar a educação científica oferecida aos estudantes secundaristas do estado de Santa Catarina, a presente investigação teve por objetivo mensurar o nível de alfabetização científica dos alunos da terceira série do ensino médio de escolas de Florianópolis e Criciúma. Participaram da pesquisa 754 estudantes, sendo que 618 eram de escolas públicas e 136 de escolas particulares. Os participantes responderam ao Teste de Alfabetização Científica Básica, uma tradução para o português de um instrumento de mensuração de alfabetização científica sul-africano. Os resultados apontam que o nível de alfabetização científica encontrado foi de 36,5%, semelhante ao da África do Sul. Os alunos de escolas particulares obtiveram índices superiores aos da rede pública. Conclui-se que é necessário aprimorar o ensino de ciência em Santa Catarina para promover a inclusão social dos cidadãos.

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