Um Estudo sobre Alfabetização Científica com Jovens Catarinenses

Conteúdo do artigo principal

Clélia Maria Nascimento-Schulze

Resumo

A alfabetização científica e tecnológica da população é importante para preparar os cidadãos para a vida cotidiana e participação política. Visando avaliar a educação científica oferecida aos estudantes secundaristas do estado de Santa Catarina, a presente investigação teve por objetivo mensurar o nível de alfabetização científica dos alunos da terceira série do ensino médio de escolas de Florianópolis e Criciúma. Participaram da pesquisa 754 estudantes, sendo que 618 eram de escolas públicas e 136 de escolas particulares. Os participantes responderam ao Teste de Alfabetização Científica Básica, uma tradução para o português de um instrumento de mensuração de alfabetização científica sul-africano. Os resultados apontam que o nível de alfabetização científica encontrado foi de 36,5%, semelhante ao da África do Sul. Os alunos de escolas particulares obtiveram índices superiores aos da rede pública. Conclui-se que é necessário aprimorar o ensino de ciência em Santa Catarina para promover a inclusão social dos cidadãos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Nascimento-Schulze, C. M. (2006). Um Estudo sobre Alfabetização Científica com Jovens Catarinenses. Revista Psicologia: Teoria E Prática, 8(1), 95–106. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/article/view/1020
Seção
Artigos

Referências

AMERICAN ASSOCIATION FOR THE ADVANCEMENT OF SCIENCE. Project 2061: Science for all Americans. Washington: AAAS, 1989.

DURANT, J. R. What is scientific literacy? In: DURANT, J. R.; GREGORY, J. (Eds.). Science and Culture in Europe. London: Science Museum, 1993, p. 129-137.

HURD, P. de H. Science education and the nation’s economy. In: CHAMPAGNE, A. B.; LOVITTS, B. E.; CALLINGER, B. J. (Eds.). This Year in School Science. Scientific Literacy. Washington: AAAS, 1958. p. 15-40.

IVASSINEVICH, A. Saber fragmentado: um retrato de conhecimentos científicos de nossos jovens. Revista Ciência Hoje, v.34, n. 200, p.26-33, 2003

JENKINS, E. W. Scientific literacy. In: HUSEN, T.; POSTLETHWAITE, T. N. (Eds.). The International Encyclopedia of Education, v. 9, Oxford: Pergamon Press, 1994. p. 5345.

KUMAR, D. D.; CHUBIN, D. E. (Eds.). Science, technology and society: a sourcebook on research and practice. New York: Kluwer Academy, 2000.

LAUGKSCH, R. C.; SPARGO, P. E. Construction of a paper-and-pencil test of basic scientific literacy based on selected literacy goals recommended by the American Association for the Advancement of Science. Public Understanding of Science, v. 5, p. 331-359, 1996.

LAUGKSCH, R. C.; SPARGO, P. E. Scientific literacy of selected South African matriculants entering tertiary education: a baseline survey. South African Journal of Science, v. 95, n.10, p. 427-432, 1999.

MILLER, J. D. Scientific literacy: a conceptual and empirical review. Daedalus, v. 112, n. 2, p. 29-48, 1983.

MILLER, J. D. Scientific Literacy and Citizenship in the 21st Century. In: SCHIELE, B.; KOSTER, E. (Eds.) Science Centers for this Century. Quebec: Multimondes, 2000b, p. 369-411.

MILLER, J. D. The Development of Civic Scientific Literacy in the United States. In: KUMAR, D. D.; CHUBIN, D. E. (Eds.) Science, technology and society: a sourcebook on research and practice. New York: Kluwer Academy/ Plenum Publishers, 2000a, p. 21-47.

MILLER, J. D. Toward a scientific understanding of the public understanding of science and technology. Public Understanding of Science, v. 1, n. 1, p. 23-26, 1992.

MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA; ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS (Orgs.). SILVA, C. G. da; MELLO, L. C. P. (Coords.). Livro Verde: o debate necessário. Ciência, Tecnologia, Inovação. Desafio para a Sociedade Brasileira. Brasília: MCT, 2001.

NASCIMENTO-SCHULZE, C. M. Social Representation of the Universe a Study with doctors in Human and Natural Sciences. Papers on Social Representations, v. 8, p. 32-42, 1999.

SHAMOS, M. H. The myth of scientific literacy. New Brunawich: Rutgers University Press, 1995.

WATERMAN, A. T. National Science Foundation: A ten-year résumé. Science, v. 131, n. 3410, p. 1341–1354, 1960.