Impacto das ações formativas no uso de tecnologias nas práticas docentes

Lucicleide Araújo de Sousa Alves, Benedito Rodrigues dos Santos Rodrigues dos Santos, Lêda Gonçalves de Freitas Gonçalves de Freitas

Resumo


A difusão das Tecnologias na sociedade e, principalmente, da Internet no século XX mobilizou governos e secretarias de vários países a pensar em estratégias de formação para a inclusão digital dos professores em exercício da profissão para apropriação dos recursos digitais e sua utilização em sala de aula, pedagogicamente. Ou seja, o uso das tecnologias como possíveis propulsoras de novas práticas de ensino e aprendizagem e não, como reprodutoras das já existentes, simplesmente. É uma revisão sistemática de artigos científicos publicados no SciELO sobre as ações de formação e os seus principais efeitos e desafios para o uso de tecnologias nas práticas docentes. A revisão apontou a carência de resultados efetivos quanto aos impactos desejados em relação ao uso de tecnologias nas práticas docentes com foco no pedagógico e com autoria por parte dos professores e estudantes, sendo necessários, portanto, outros estudos que possam suprir as necessidades ainda vigentes, focando em práticas de utilização dos recursos tecnológicos em rede que potencializam a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes.

Palavras-chave:  formação de professores; efeitos e desafios; tecnologias digitais de informação e comunicaçao; educação; psicologia.


Texto completo:

PDF PDF (English)