Impacto das Ações Formativas no Uso de Tecnologias nas Práticas Docentes

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Lucicleide Araújo de Sousa Alves
Benedito Rodrigues dos Santos
Lêda Gonçalves de Freitas

Resumo

A difusão das Tecnologias na sociedade e, principalmente, da Internet no século XX mobilizou governos e secretarias de vários países a pensar em estratégias de formação para a inclusão digital dos professores em exercício da profissão para apropriação dos recursos digitais e sua utilização em sala de aula, pedagogicamente. Ou seja, o uso das tecnologias como possíveis propulsoras de novas práticas de ensino e aprendizagem e não, como reprodutoras das já existentes, simplesmente. É uma revisão sistemática de artigos científicos publicados no SciELO sobre as ações de formação e os seus principais efeitos e desafios para o uso de tecnologias nas práticas docentes. A revisão apontou a carência de resultados efetivos quanto aos impactos desejados em relação ao uso de tecnologias nas práticas docentes com foco no pedagógico e com autoria por parte dos professores e estudantes, sendo necessários, portanto, outros estudos que possam suprir as necessidades ainda vigentes, focando em práticas de utilização dos recursos tecnológicos em rede que potencializam a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes.

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Seção
Psicologia e Educação

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