O Riso no Templo: carnavalização e feminismo em Flannery O’Connor

Autores

  • Débora Ballielo Barcala Faculdade de Ciências e Letras - Unesp/Assis

Resumo

O presente artigo tem por objetivo propor uma análise do conto “A Temple of the Holy Ghost”, de Flannery O’Connor. Devido ao seu posicionamento religioso católico e ao caráter grotesco da obra da autora, muitos estudiosos resistiram em entendê-la como uma escritora feminista. Em sua obra, a mulher é retratada como vítima da opressão e do patriarcado. No conto em análise, O’Connor utiliza recursos grotescos como o riso, o rebaixamento e a carnavalização, elencados por Bakhtin (2013), para questionar o discurso religioso oficial e propor um novo ritual que aceite os freaks, as sexualidades e os discursos fora do padrão igualmente como templos do Espírito Santo.

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Biografia do Autor

Débora Ballielo Barcala, Faculdade de Ciências e Letras - Unesp/Assis

Doutoranda em Letras na Unesp/ Assis. Possui Mestrado em Letras na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e é  graduada em Letras pela mesma universidade. Foi bolsista de iniciação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, atuando principalmente nos seguintes temas: Flannery OConnor, tradução literária, grotesco, literatura de autoria feminina. 

Referências

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Consultado em Maio 24, 2016, em http://litcult.net/narrativa-de-autoria-feminina-na-literatura-brasileira-as-marcas-da-trajetoria/

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Publicado

2018-12-21

Como Citar

Barcala, D. B. (2018). O Riso no Templo: carnavalização e feminismo em Flannery O’Connor. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 18(3). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/11691