A relevância do contexto nas investigações conversacionais
Resumo
Este artigo aborda o destaque da atividade de reconstituição dos elementos contextuais na análise de uma conversação em ambiente naturalístico – no caso, o espaço de sala de aula. Tem por objetivo refletir acerca da relevância do papel do contexto à luz dos princípios da Análise da Conversação, com base nos estudos da pesquisadora Catherine Kerbrat-Orecchioni (2006). Ademais, trata da condição do pesquisador como participante em uma situação concreta de interação, o que possibilita a observação e a descrição do cenário de domínio autêntico, entendidas como aspectos substanciais de análise. Para fins demonstrativos, apresenta um recorte analítico proveniente de uma investigação realizada em sala de aula.
Downloads
Referências
BARROS, Kazue Saito Monteiro de. Sobre o discurso da construção do conhecimento. Revista Linha d’Água, São Paulo, n. 24 (2), p. 295-312, 2011. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37360>. Acesso em: 10 set. 2017.
COULON, Alain. Etnometodologia. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995a.
GOFFMAN, Erving. Rituais de interação: ensaios sobre o comportamento face a face.
Trad. Fábio Rodrigues Ribeiro da Silva. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
HILGERT, José Gaston. Língua falada e enunciação. Calidoscópio. v. 5, n. 2, p. 69-76, maio/ago 2007. Disponível em: . Acesso em: 23 fev. 2017.
JUBRAN, Clélia. Tópico discursivo. In: JUBRAN, Clélia (Org.). A construção do texto falado. São Paulo, Fapesp/Contexto, 2015. p. 87-126.
KERBRAT-ORECCHIONI, Catherine. Análise da conversação: princípios e métodos. Tradução Carlos Piovezani Filho. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
LEITE, Marli Quadros; BARROS, Diana Luz Pessoa; DIAS, Ana Rosa Ferreira; SILVA, Luiz Antônio. A Análise da Conversação no Grupo de Trabalho Linguística do Texto e Análise da Conversação da Associação Nacional de Pós-Graduação em Letras e Linguística. In: BENTES, Anna Christina; LEITE, Marli Quadros. (Orgs.). Linguística de texto e análise da conversação. São Paulo: Cortez, 2010. p. 49-87.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Análise da Conversação. São Paulo: Ática, 1986.
SILVA, Luiz Antônio. Estruturas de participação e interação em sala de aula. In: PRETI, Dino (Org.). Interação na fala e na escrita: Projetos Paralelos NURC/SP. São Paulo: Humanitas/FFLCH/USP, 2002. p. 179-203.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados nos Cadernos de Pós-Graduação em Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.