O O que ficou na memória coletiva da Guerrilha do Araguaia: olhar semiótico sobre a lenda urbana da passagem de Che Guevara por Imperatriz/MA
CHE VIVE NA MEMÓRIA COLETIVA
Mots-clés :
memória coletiva, Che Guevara, enunciação.Résumé
Este artigo analisa o papel da memória coletiva (Halbwachs, 2006) na preservação e na ressignificação da Guerrilha do Araguaia, tomando como ponto central a lenda urbana que associa a figura de Che Guevara à cidade de Imperatriz/MA. A partir de um olhar semiótico, investigamos como essa narrativa popular se consolida em torno de um episódio histórico marcado pela resistência e pela violência do regime militar brasileiro na Região Tocantina. Nossa intenção, dessa forma, é discutir as estratégias discursivas mobilizadas para conferir o efeito de verdade ao que se conta na enunciação sobre a passagem de Che Guevara por Imperatriz, entrelaçando história e ficção.
Téléchargements
Références
BARROS, Diana Luz Pessoa de et al. A construção da verdade. São Paulo: Contexto, 2025.
FIORIN, José Luiz. As astúcias da enunciação: as categorias de pessoa, espaço e tempo. 3. ed. São Paulo: Editora Contexto, 2016.
FRANKLIN, Adalberto; LIMA, Valdizar. Repressão e resistência em Imperatriz. Imperatriz: Ética Editora, 2016.
GREIMAS, A. J.; COURTÉS, J. Dicionário de semiótica. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2018.
HALBWACHS, M. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.
anos da Gloriosa Guerrilha do Araguaia. A Nova democracia, 18 de abril de 2017. Disponível em: <https://anovademocracia.com.br/materias-impressas/45-anos-da-gloriosa-guerrilha-do-araguaia/> Acesso em 22 fev 2024.
MACIEL, João Paulo. Guerrilha no Araguaia-Tocantins. Imperatriz: Ética editora, 2014.
SILVA, Luiza Helena Oliveira da. Um herói da Guerrilha pelas lentes de JJ Leandro. Revista Escritas do Tempo, v. 4, n. 11, p. 45-62, mai-ago/2022.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Kayla Pachêco Nunes 2025

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Os direitos autorais dos artigos publicados nos Cadernos de Pós-Graduação em Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.








