UN REGARD SUR LE GOTHIQUE DANS LA LITTÉRATURE BRÉSILIENNE
L'INSOLITE ET LA PEUR DANS L'HISTOIRE 'A DANÇA DOS OSSOS' DE BERNARDO GUIMARÃES
Mots-clés :
Gothique, Inhabituel, Danse des osRésumé
Muitos dos produtos conhecidos no contexto literário gótico evidenciam autores estrangeiros. Tamanha a universalidade da escrita gótica, se investigarmos essa tendência também na literatura brasileira, observaremos que muitas obras carregam consigo essa possibilidade de análise. Assim, o objetivo geral desse estudo é analisar o conto ‘A dança dos ossos’, de Bernardo Guimarães, e seu caráter insólito, de modo a verificar como esse recurso é usado no conto para promover o medo. O artigo se configura como uma revisão de literatura com caráter analítico-descritivo. Poucos trabalhos destacam textos literários nacionais sob um olhar gótico, considerando a grandiosidade da literatura brasileira dentro desse aspecto.
Téléchargements
Références
ALVES, Eva Esperança Guterres. O insólito na literatura: Um defunto-herói em Moçambique. In: GARCÍA, Flávio; MIRANDA; Maria Geralda; SILVEIRA, Regina da Costa (orgs.). Insólito, mitos, lendas, crenças. Anais do VII Painel Reflexões sobre o Insólito na narrativa ficcional / II Encontro Regional Insólito como Questão na Narrativa Ficcional – Simpósios 3. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2011.
BATISTA, Angélica Maria Santana. As (des)fronteiras do insólito na literatura: reflexões e possibilidades na contemporaneidade. In: GARCÍA, Flavio (org.). A banalização do insólito: questões de gênero literário – mecanismos de construção narrativa. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2007. p. 11-22.
FARIA FILHO, Luciano Mendes. Ilustração e educação: uma leitura de Bernardo Guimarães. Educação (UFSM), 2006.
FRANÇA, Júlio. O Sequestro do Gótico no Brasil. In: COLUCI, Luciana; FRANÇA, Júlio. (orgs.). Às Nuances do Gótico: do setecentos à atualidade. Rio de Janeiro: Bonecker, 2017. p. 111-122.
GARCÍA, Flavio. O “insólito” na narrativa ficcional: a questão e os conceitos na teoria dos gêneros literários. In: GARCÍA, Flavio (org.). A banalização do insólito: questões de gênero literário – mecanismos de construção narrativa. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2007. p. 45-65.
GUIMARÃES, Bernardo. A Dança dos ossos. Brasil: Valer Editora, 2021.
OLIVEIRA, Bruno Silva de. Do casarão ao cemitério: o espaço e o horror em contos sertanistas de Monteiro Lobato. Todas as Musas, Ano 09, Número 01 Jul. – Dez. 2017.
ORDIZ ALONSO-COLLADA, Inés. Estrategias ficcionales de lo insólito: la literatura gótica frente a la literatura fantástica. Badebec - v. 3 n. 6, Marzo, 2014.
PONTES NETO, Pedro da Silva. O gótico como forma de expressão do sujeito pós-colonial em Murther and Walking Spirits de Robertson Davies. Dissertação de mestrado (Mestrado em Letras). Universidade Federal do Piauí – UFPI, Piauí, 2017.
RIBEIRO, Emílio S. O gótico e seus monstros. São Paulo: Cartola, 2021.
SOUZA, Luana Batista de. Grande é o poder do tempo: colação entre testemunhas de O Seminarista, de Bernardo Guimarães. Universidade de São Paulo, São Paulo/SP, 2012.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Weslley Mayron Cunha Pacheco, Cosmo Jadson Alves Leite 2024
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Os direitos autorais dos artigos publicados nos Cadernos de Pós-Graduação em Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.