Monstrificação feminina como ferramenta de disrupção e denúncia em “As coisas que perdemos no fogo” de Mariana Enriquez
Mots-clés :
As coisas que perdemos no fogo, Mariana Enriquez, Violência de Gênero, MonstrificaçãoRésumé
Este artigo tem como objetivo analisar o conto “As coisas que perdemos no fogo” (2016) de Mariana Enriquez, encontrado em sua obra de título homólogo, por meio de uma dimensão alegórica e temática, compreendendo como Enriquez se utilizou dos elementos do monstruoso construídos na narrativa como ferramenta de denúncia de problemáticas referentes à violência de gênero, incluindo a desumanização e objetificação sexual feminina, Cultura do Estupro. Assim como também propor uma reflexão da tradição de desumanização e “monstrificação” das mulheres no decorrer da história e suas repercussões atuais.
Téléchargements
Références
ASMA, Stephen T. On Monsters: An Unnatural History of our Worst Fears. Oxford: Oxford University Press, 2009.
BEAUVOIR, Simone de. O Segundo Sexo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
CANDIDO, Antonio [et all]. Literatura e Sociedade. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006.
ENRIQUEZ, Mariana. Las cosas que perdimos en el fuego. Barcelona: Anagrama, 2016.
KING, Stephen. A Dança Macabra: o terror no cinema e na literatura dissecado pelo mestre do gênero. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.
MATOS, Marlise. A banalização da violência contra as mulheres e a “cultura do estupro” no Brasil. ÁGORA: Políticas Públicas, Comunicação e Governança Informacional, Minas Gerais, v. 01, p. 01-10, ago. 2016.
NUSSBAUM, Martha. Not for Profit: Why Democracy Needs the Humanities. New Jersey: Princeton University Press, 2010.
SANTOS, M. G. G.; MARCHESINI, I. B.; CRUZ, K. F. Reflexões sobre o arquétipo da bruxa: o mito de Hécate e o processo de demonização feminina. Apoena Revista Eletrônica, Salvador, v. 03, p. 12-20, jun. 2020.
SEXTON, Patricia. The Feminized Male. Nova Iorque: Random House, 1969.
SZYMANSKI, Dawn. MOFFIT, Laurie. CARR, Erika. Sexual Objectification of Women: Advances to Theory and Research. The Counseling Psychologist, Knoxville, v. 39, n. 1, p. 6 – 38, set. 2010.
ZANINI, Claudio. MONSTRO. Dicionário Digital do Insólito Ficcional (e-DDIF). 2. ed. Rio de Janeiro: Dialogarts, 8 mai. 2019. Disponível em: https://www.insolitoficcional.uerj.br/i/insolito-ficcional/. Acesso em 26 jun. de 2023
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Santiago Daniel Dubra 2024
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Os direitos autorais dos artigos publicados nos Cadernos de Pós-Graduação em Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.