O fantástico em Todorov de um ponto de vista benjaminiano
Mots-clés :
Fantástico, Benjamin, TodorovRésumé
Como afirma Todorov (2017, p. 166) em Introdução à literatura fantástica, o fantástico “se fundamenta essencialmente numa hesitação do leitor – um leitor que se identifica com a personagem principal – quanto à natureza de um acontecimento estranho”. O objetivo deste artigo é observar como esse conceito apresentado pelo pensador búlgaro pode se articular com a concepção de crítica de arte exposta por Benjamin (2010a) em “As afinidades eletivas de Goethe”. Gostaria de pensar até que ponto o instante de hesitação quanto à natureza de um acontecimento estranho, essencial para a existência do fantástico, pode ser fundamental também para possibilitar a existência da crítica de uma obra específica.
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Références
BENJAMIN, W. As afinidades eletivas de Goethe. In: BENJAMIN, W. Ensaios reunidos: escritos sobre Goethe. São Paulo: Editora 34, 2010a.
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GATTI, L. Constelações: crítica e verdade em Benjamin e Adorno. São Paulo: Loyola, 2009.
TODOROV, T. Introduction à la littérature fantastique. Paris: Editions du Seuil, 1970.
TODOROV, T. Introdução à literatura fantástica. São Paulo: Perspectiva, 2017.
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