Realismo maravilhoso e figurações da personagem feminina em A Bruxa de Marie Ndiaye

Auteurs

  • Isabelle Godinho Weber Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Résumé

Este artigo analisa um romance no qual identificamos uma incorporação de fenômenos sociais e papéis de gênero sob a perspectiva de mulheres feiticeiras: A Bruxa de Marie Ndiaye. Ficcionalizando os efeitos do capitalismo no século XX, a narrativa ilustra, pelo viés do insólito, as experiências das personagens femininas de acordo com o contexto social no qual se encontram inseridas. Investigaremos as estratégias textuais empregadas na configuração do elemento insólito, próprias ao realismo maravilhoso, assim como a composição das figuras de ficção femininas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Isabelle Godinho Weber, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda em Teoria da Literatura & Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Bolsista Faperj. Participa do Grupo de Pesquisa do CNPq “Nós do Insólito: vertentes da ficção, da teoria e da crítica”.

Références

CHIAMPI, Irlemar. O realismo maravilhoso: forma e ideologia no romance hispano-americano. São Paulo: Perspectiva, 1980.

CULLER, Jonathan. Teoria Literária: uma introdução. Trad. de Sandra G. T. Vasconcelos. São Paulo: Beca, 1999.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: A vontade de saber. Trad. de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. São Paulo: Graal, 2007.

GARCÍA, Flavio. “Quando a manifestação do insólito importa para a crítica literária”. In: GARCÍA, Flavio e BATALHA, Maria Cristina (Orgs.). Vertentes teóricas e ficcionais do insólito. Rio de Janeiro: Caetés, 2012. p. 13-29.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. de Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo: história, teoria, ficção. Trad. de Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago, 1991.

NDIAYE, Marie. La Sorcière. Paris: Les Éditions de Minuit, 2003. (Coll. Double)

REIS, Carlos. Figuras da ficção. Coimbra: Faculdade de Letras, 2006.

ROAS, David. A ameaça do fantástico: aproximações teóricas. Trad. de Julián Fuks. São Paulo: Unesp, 2013.

SCHEEL. Réalisme Magique et Réalisme Merveilleux: des théories aux poétiques. Paris: L’Harmattan, 2005.

Téléchargements

Publiée

2018-12-21

Comment citer

Godinho Weber, I. (2018). Realismo maravilhoso e figurações da personagem feminina em A Bruxa de Marie Ndiaye. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 18(3). Consulté à l’adresse http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/11647