ISLÂNDIA, A ILHA DO SILÊNCIO: O ESPAÇO MELANCÓLICO DE A DESUMANIZAÇÃO, DE VALTER HUGO MÃE
Résumé
O presente trabalho visa analisar aspectos referentes ao espaço na obra A desumanização (2014), de Valter Hugo Mãe. Entende-se aqui que a Islândia, país em que o romance é ambientado, ocupa papel de importância na construção da narrativa. Salienta-se que tal análise parte da compreensão de que o espaço literário é elemento subjetivo e fruto da ficcionalidade. Apreende-se aqui, a noção de que a Islândia trabalha como reflexo dos traumas das diferentes personagens da narrativa, sendo, ao mesmo tempo, o palco e o ator de uma história de reflexão acerca da solidão humana. Isto posto, tais reflexões serão realizadas a partir de apontamento de teóricos do tema.
PALAVRAS-CHAVE: espaço; melancolia; Islândia.
Téléchargements
Références
ALMEIDA, Sandra Regina Goulart. Mobilidade culturais, geografias afetivas: espaço urbano e gênero na literatura contemporânea. In: DALCASTAGNE, Regina; LEAL, Virgínia Maria Vasconcelos. Espaço e gênero na literatura brasileira contemporânea. Porto Alegre: Zouk, 2015, p. 15-40.
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Tradução de Antonio de Pádua Danesi. 2ed. São Paulo: Martins Fontes, selo Martins, 2008.
BASTOS, Ana Regina Vasconcelos Ribeiro. Espaço e literatura: algumas reflexões teóricas. p. 01-17. Disponível em: http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/espacoecultura/article/viewFile/6316/4509. Acesso em: 11/06.
BRANDÃO, Luis Alberto. “Breve história do espaço na teoria da literatura”. In: Cerrados: Revista do Programa de Pós-Graduação em Literatura, n. 19, ano 14, 2005, p. 115-134.
BRANDÃO, Luis Alberto. Teorias do espaço literário. Belo Horizonte: Perspectiva, 2013.
FOUCAULT, Michel. Space, knowledge and power. In: RABINOW, Paul. The Foucault Reader. London: Penguin Book, 1984.
FREUD, Sigmund. Luto e melancolia. Trad. Marilene Carone. São Paulo: Cosacnaify, 2011.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 3. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.
LODGE, David. A arte da ficção; tradução de Guilherme da Silva Braga. Porto Alegre: L&PM, 2011.
MÃE, Valter Hugo. A desumanização. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
RICOUER, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Unicamp, 2007.
SOUZA, Marcelo J.L. de. Espaciologia: uma objeção. In: O Espaço em Questão. São Paulo: Terra Livre, nº 5, 1988.
TEOTÔNIO, Rafaela Cristina. "Os fiordes da literatura: o duplo em A desumanização, de Valter Hugo Mãe". In: Revista Garrafa. p. 89-97. Revista Digital. N. 37, 2015. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/garrafa/article/view/4722/3468. Acesso em: 11/06
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os direitos autorais dos artigos publicados nos Cadernos de Pós-Graduação em Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.