As expressões idiomáticas em livros didáticos de espanhol como língua estrangeira

Auteurs

  • Jacqueline Vaccaro Teer Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Cleci Regina Bevilacqua Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Résumé

Neste artigo, apresentamos os resultados de pesquisa desenvolvida em relação a Livros Didáticos de espanhol como língua estrangeira para o Ensino Médio acerca da presença e uso de fraseologia. Analisou-se uma das coleções adotadas pelo Programa Nacional do Livro Didático para verificar como são apresentadas as Expressões Idiomáticas (EIs) e de que forma são trabalhadas. A partir da análise, foram identificadas apenas sete EIs apresentadas em uma sequência que não reflete seu grau de dificuldade para o aluno. Tais dados sugerem que a coleção Enlaces não tem a intenção de trabalhar com EIs.

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Bibliographies de l'auteur

Jacqueline Vaccaro Teer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda e mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS; docente da rede municipal de ensino de Porto Alegre.

Cleci Regina Bevilacqua, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Linguística Aplicada pelo Instituto Universitário de Linguística Aplicada, Universidade Pompeu Fabra, Barcelona. Possui pós-doutorado realizado junto ao Grupo de Terminologia e Organização do Conhecimento (GTERM), Universidade de la República (Uruguai). Professora associada do Departamento de Línguas Modernas do Instituto de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras - linha de pesquisa Lexicografia, Terminologia e Tradução: relações textuais - da UFRGS. Atua nas áreas de Ensino e Tradução de Língua Espanhola, Terminologia e Lexicografia. 

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Publiée

2018-08-31

Comment citer

Teer, J. V., & Bevilacqua, C. R. (2018). As expressões idiomáticas em livros didáticos de espanhol como língua estrangeira. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 18(2). Consulté à l’adresse http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/11346