Aceita o pacto? Configurações do narrador e do leitor em Chá das cinco com o vampiro, de Miguel Sanches Neto

Auteurs

  • Eliza da Silva Martins Peron Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/Câmpus de Três Lagoas.
  • Kelcilene Grácia Rodrigues Doutora em Estudos Literários pela Unesp/Araraquara. Realiza Estágio Pós-Doutoral na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP/Portugal). Professora Associada, na área de Literatura Brasileira, atuando em nível de graduação e pós-graduação, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Câmpus de Três Lagoas, Três Lagoas - MS - Brasil.

Résumé

O escopo do artigo é o de averiguar os recursos utilizados no romance Chá da cinco com o Vampiro (2010), de Miguel Sanches Neto, de forma a assinalar de que categoria de narrador o autor se utiliza a fim de projetar e legitimar certas posturas com o intento de seduzir o leitor. Ou seja, de quais artimanhas técnicas o detentor da voz narrativa do romance se apropria para colocar-se acima ou ao lado desse.  Tencionamos ainda apontar recursos comuns às ficções contemporâneas elencando, ademais, alguns constructos relativos ao fazer literário cujas nuances demarcam o exercício da metalinguagem, dentre outros aspectos da ficção contemporânea. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Eliza da Silva Martins Peron, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/Câmpus de Três Lagoas.

Mestre em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Doutoranda em Letras/Estudos Literários pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Kelcilene Grácia Rodrigues, Doutora em Estudos Literários pela Unesp/Araraquara. Realiza Estágio Pós-Doutoral na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP/Portugal). Professora Associada, na área de Literatura Brasileira, atuando em nível de graduação e pós-graduação, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Câmpus de Três Lagoas, Três Lagoas - MS - Brasil.

Doutora em Estudos Literários pela Unesp/Araraquara. Realiza Estágio Pós-Doutoral na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP/Portugal). Professora Associada, na área de Literatura Brasileira, atuando em nível de graduação e pós-graduação, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Câmpus de Três Lagoas, Três Lagoas - MS - Brasil. 

Références

AGUIAR, Josélia. Rompendo com a lógica realista da narrativa. Entrevista. 24 de abril de 2017. Disponível em: http://miguelsanches.com.br/autor/entrevistas_detalhes/50/rompendo_com_a_logica_realista_da_narrativa Acesso em: 07 de julho de 2017.

BOOTH, Wayne C. A Retórica da Ficção. Tradução de Maria Teresa H. Guerreiro. Lisboa-Portugal: Artes e Letras/Arcádia, 1983.

CINTRA, Ismael Ângelo. Dois aspectos do foco narrativo. (Retórica e Ideologia). Revista e Literatura, São Paulo, v. 21, p. 5-12, 1981.

GINZIBURG, Jaime. O narrador na literatura brasileira contemporânea. Riviste Unimi, vol. 2, p. 199-221, 2012. Disponível em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:u1vtVjdJn6UJ:riviste.unimi.it/index.php/tintas/article/download/2790/2999+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br Acesso em: 13 de julho de 2017.

LAJOLO, Marisa e ZILBERMAN, Regina. A formação da leitura no Brasil. 3 ed. São Paulo: Editora Ática, 1996.

MOISÉS, Massaud. Dicionário de Termos Literários. 12ª ed. São Paulo: Cultrix, 2004.

POUILLON, Jean. O tempo no romance. São Paulo: Cultrix, 1974.

REIS, Carlos; LOPES, Ana Cristina. Dicionário de Narrativa. São Paulo: Ática, 1988.

SANCHES NETO, Miguel. Chá das Cinco com o Vampiro. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010.

SCHOLLHAMER, Karl Eric. Ficção brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.

Téléchargements

Publiée

2018-01-12

Comment citer

Peron, E. da S. M., & Rodrigues, K. G. (2018). Aceita o pacto? Configurações do narrador e do leitor em Chá das cinco com o vampiro, de Miguel Sanches Neto. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 17(2). Consulté à l’adresse http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/10615