Destruição e resistência

uma leitura do insólito em Os Transparentes, de Ondjaki

Autores/as

Palabras clave:

Insólito, Ondjaki, Literatura angolana

Resumen

O presente artigo pretende investigar os elementos insólitos da obra Os transparentes (2013), de Ondjaki, a partir de uma perspectiva materialista. A análise é baseada na hipótese do Coletivo de Pesquisa de Warwick (WReC), segundo a qual a coexistência de elementos pré-capitalistas e capitalistas nos textos da periferia do mundo contemporâneo aparece, nas obras literárias, através de aspectos irrealistas que refletem as incoerências do sistema econômico. É esperado que a interpretação da relação entre características sobrenaturais e as inconsistências das periferias auxilie no desenvolvimento de leituras sistêmicas do romance em questão, assim como de outras obras.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

CAHEN, M. Capitalismo esdrúxulo. In: BRAGA, Ruy. A rebeldia do precariado: trabalho e neoliberalismo no Sul Global. São Paulo: Boitempo, 2017. p. 13- 20.

CEVASCO, M. E. O diferencial da crítica materialista. Ideias, v. 4, n. 2, p. 15-30, 2013.

COOPER, B. Magical realism in West African fiction. Nova Iorque: Routledge, 2012.

COUTINHO, E. F. O pós-modernismo e a Literatura Latino-americana contemporânea. In: COUTINHO, E. F. Literatura comparada na América Latina: ensaios, Rio de Janeiro: EDUERJ, 2003. p.103-112.

EAGLETON, T. Depois da teoria. Rio de Janeiro: Editora José Olympio, 2016.

GARUBA, H. Explorações no realismo animista: notas sobre a leitura e a escrita da literatura, cultura e sociedade africana. Trad. Elisângela da Silva Tarouco. Nonada: Letras em Revista, Porto Alegre, ano 15, n. 19, p. 235-256, 2012.

JAMESON, F. Third-world literature in the era of multinational capitalism. Social text, Durham, v. 15, p. 65-88, 1986.

MACÊDO, T. Luanda, cidade e literatura. São Paulo: Editora UNESP, 2008.

MATA, I. O pós‑colonial nas literaturas africanas de língua portuguesa. X Congresso Internacional da ALADAA (Associação Latino‑Americana de Estudos de Ásia e África) sobre CULTURA, PODER E TECNOLOGIA: África e Ásia face à Globalização. Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro. 26 a 29 de outubro de 2000.

ONDJAKI. AvóDezanove e o segredo do soviético. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

______. Os transparentes. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

TODOROV, T. e CASTELLO, M. C. C. Introdução à literatura fantástica. São Paulo: Perspectiva, 2010.

WARNES, C. Magical realism and the postcolonial novel: Between faith and irreverence. Londres/Nova Iorque: Palgrave Macmillan, 2009.

WReC (Warwick Research Collective). Desenvolvimento Combinado e Desigual: Por uma teoria da literatura mundial. Campinas: Editora da Unicamp, 2020.

Publicado

2024-02-15

Cómo citar

Vital Ferreira, L. (2024). Destruição e resistência: uma leitura do insólito em Os Transparentes, de Ondjaki. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 23(3). Recuperado a partir de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/16374