A relação entre os aspectos sociais e a construção literária em O fantasma de Luis Buñuel

Autores/as

Palabras clave:

Cinema; ditadura; memória.

Resumen

A obra intitulada “O fantasma de Luís Buñuel”, escrita por Maria José Silveira, perpassa um período histórico brasileiro de cinco décadas e envolve cinco narradores personagens. Edu, Tadeu, Tonho, Dina e Esmeralda são jovens que presenciam as violências oriundas da ditadura militar e têm suas vidas marcadas por esse acontecimento. Reflete-se, nesse breve estudo, a relação que há entre os aspectos sociais e históricos e o fazer literário uma vez que a autora não se empenha em detalhar fatos e acontecimentos reais do passado, mas os utiliza para desenvolver a trama dos personagens, pois, no decorrer da leitura, fica evidente que o foco da escritora é apresentar as experiências vividas por eles e os traumas que carregam.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bruna Karolina Alves Sousa, Universidade Federal do Amazonas

Mestranda em Letras - Teoria e Análise Linguística pela Universidade Federal do Amazonas, graduada em Letras - Língua e Literatura Portuguesa pela Universidade Federal do Amazonas (2018). Atua no ensino da Gramática, Redação e Literatura para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Foi voluntária do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e do Programa Atividade Curricular de Extensão (PACE). Interesso-me pela pesquisa envolvendo a Literatura Clássica Latina.

Lidiane Barreto Costa Neves, Universidade Federal do Amazonas

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Letras - Teoria e Análise Linguística pela Universidade Federal do Amazonas. Especialista em Antropologia Social (2022) e graduada em Letras - Língua e Literatura Portuguesa (2019). É membro do Grupo de Estudos de Língua Latina de Manaus - GELLAMA. Tem experiência na área de Letras e Antropologia, com ênfase em Teoria Literária, Teoria da Residualidade, Literatura Comparada, Estudos Clássicos, Cultura e Sociedade.

Viviane Gomes Ferreira, Universidade Federal do Amazonas

Mestranda em Letras - Estudos Literários pela Universidade Federal do Amazonas. Possui Graduação em Letras - Língua e Literatura Portuguesa pela Universidade Federal do Amazonas (2018) e Pós-Graduação em Docência da Língua Portuguesa pela ESBAM (2020). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente em Literatura, Mediação de Leitura, Línguas Indígenas. Foi membro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e bolsista CAPES de Novembro de 2015 à julho de 2016. Foi membro-voluntária do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica com pesquisa na área de Linguística voltada às comparações Fonéticas-Fonológicas das variedades do Nheengatu do Amazonas. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica com pesquisa na área de Literatura voltada aos resultados histórico-sociais da ditadura Salazarista nas obras de Lídia Jorge e participou da equipe do projeto ACE "Representações da violência ditatorial e pós-ditatorial nas literaturas de língua portuguesa: reflexões a partir da problemática de gênero" até 2018.

Citas

ARAUJO, Amanda Arruda Venci. A Representação da Ditadura na Literatura: Memória e Ficção em O Fantasma de Luís Buñuel e K. – Relato de uma Busca. 2015. 59 folhas. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português/Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba, 2015.

CANDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade: estudos de Teoria e História Literária. 13ª ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2019.

DALCASTAGNÈ, Regina. O espaço da dor. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1996.

GOLDMANN, Lucien. Sociologia do Romance. Tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

GINZBURG, Jaime. Autoritarismo e literatura: a história como trauma. Rio Grande do Sul: Vydia, 2000.

GINZBURG, Jaime. “A ditadura militar e a literatura brasileira: tragicidade, sinistro e impasse”. In: SANTOS, Cecília M.; TELES, Edson; TELES, Janaina de A. (orgs.). Desarquivando a ditadura: memória e justiça no Brasil. Vol. II. São Paulo: Editora Hucitec, 2009. p. 557-568.

HALBWACHS, Maurice. A Memória Coletiva. Tradução de Beatriz Sidou. 2ª ed. São Paulo: Ed. Centauro, 2013

OLIVEIRA, Cristiano Melo de. A representação do painel histórico brasileiro na obra O fantasma de Luís Buñuel, de Maria José Silveira. Revista Educação e Linguagens. Campo Mourão, v.4, n. 7, jul./dez. 2015.

POLLAK, M. Memória e Identidade Social. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, vol. 5, n. 10, 1992. P. 200-212. Tradução e transcrição: Monique Augras. Edição de Dora Rocha

PONTES, Roberto. Poesia insubmissa afrobrasilusa: estudo da obra de José Gomes Ferreira, Carlos Drummond de Andrade e Agostinho Neto. Fortaleza: EUFC, Rio de Janeiro: Oficina do Autor, 1999.

Carlos Drummond de Andrade e Agostinho Neto. Fortaleza: EUFC, Rio de Janeiro: Oficina do Autor,1999. 168 p.

RICOEUR, Paul. La mémoire, l’histoire, l’oubli. Paris: Seuil, 2000.

SILVEIRA, Maria José. O Fantasma de Luís Buñuel. 2ª. edição. São Paulo: ZLF Editorial, 2017.

Publicado

2024-07-24

Cómo citar

Alves Sousa, B. K., Barreto Costa Neves, L., & Gomes Ferreira, V. (2024). A relação entre os aspectos sociais e a construção literária em O fantasma de Luis Buñuel. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 24(1), 229–244. Recuperado a partir de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/15708