Fantasy

O herdeiro mainstream do fantástico-maravilhoso

Autores/as

  • Fernanda da Cunha Correia Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palabras clave:

fantasia, fantasia imersiva, fandom

Resumen

A Fantasia, ou Fantasy, é um gênero literário que tem sua origem no Fantástico tradicional e no Maravilhoso, na definição clássica de Todorov na qual o Maravilhoso é o Fantástico aceito. Tanto o Fantástico quanto a Fantasia enfrentam alguma resistência do público leitor por conta do insólito existente nas narrativas que obrigam o leitor a romper com a realidade de alguma maneira. A Fantasia apresenta uma complexidade causada pela necessidade de criar mundos complexos e exigirem ainda mais suspensão da realidade, no entanto, seus leitores e fãs entendem tais demandas como os principais atrativos das histórias e transformaram a Fantasia em um fenômeno de público na atualidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ARANTES, Judith Tonioli. Fantasy e mito em o Silmarillion de J. R. R. Tolkien. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2016
ATIK, Maria Luiza G.; TREVISAN, Ana Lúcia. Narrativas insólitas ou realidades possíveis. São Paulo: Todas as Musas, 2019
BURTON, Bonnie. R2-D2 fan builders hired for new “Star Wars” film. CNET. Disponível em: <https://www.cnet.com/news/r2-d2-fan-builders-hired-for-new-star-wars-film/>. Acesso em: 9 Nov. 2020.
JACKSON, Rosemary. Fantasy: The literature of subversion. New York: Methuen, 1981.
JENKINS, Henry. Invasores do texto: Fãs e a cultura participativa. Tradução Érico assis. Nova Iguaçu: Marsupial, 2015.
LÉVY, Pierre. O que é o virtual? Tradução Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 2017.
MATANGRANO, Bruno Anselmi; TAVARES, Enéias. Fantástico Brasileiro: O insólito literário - do romantismo ao fantasismo. Curitiba: Arte e Letra, 2019.
MARTIN, George R. R. A Guerra dos Tronos: As Crônicas de Gelo e Fogo, volume 1. Tradução Jorge Candeias. São Paulo: Leya, 2010.
MENDLESOHN, Farah; JAMES, Edward. A short history of fantasy. Faringdon: Libri, 2009.
MENDLESOHN, Farah. Rhetorics of fantasy. Middletown: Wesleyan University Press, 2008.
NOGUEIRA FILHO, Carlos Alberto. Dimensões do fantástico e aventuras da tradução em The Lord of the Rings, de J. R. R. Tolkien. Goiânia: Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2013 (Dissertação de Mestrado).
ROAS, David. A ameaça do fantástico: Aproximações teóricas. Tradução Julián Fuks. São Paulo: Unesp, 2014.
TODOROV, Tzvetan. Introdução à literatura fantástica. Tradução Maria Clara Correa Castello. São Paulo: Perspectiva, 2010.
TOLKIEN, J. R. R. Árvore e folha. Tradução Reinaldo José Lopes. Rio de Janeiro: Harper Collins Brasil, 2020.
TOLKIEN, J. R. R. O hobbit. Tradução Reinaldo José Lopes. Rio de Janeiro: Harper Collins Brasil, 2019.
Tolkien, J. R. R. O Senhor dos Anéis. Tradução Ronald Kymrse. Rio de Janeiro: Harper Collins Brasil, 2020.

Publicado

2021-05-25

Cómo citar

da Cunha Correia, F. (2021). Fantasy: O herdeiro mainstream do fantástico-maravilhoso. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 21(1), 135–151. Recuperado a partir de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/14272