Marcas da oralidade e persuasão no telejornalismo brasileiro

Autores/as

  • Patrícia Aparecida Silva Universidade de São Paulo - FFLCH/USP

Resumen

O objeto deste estudo é a análise de alguns aspectos das relações entre oralidade e persuasão no sistema telejornalístico brasileiro, enfatizando-se o papel exercido pelas marcas da oralidade na construção do uso discursivo de telejornais, bem como o caráter persuasivo da veiculação de notícias. Toda a pesquisa será balizada pelos pressupostos teóricos da Análise da Conversação – principalmente pelos estudos de Marcuschi (1986) – e da Análise do Discurso – representada, sobretudo, pelas teorias de Bakhtin (2010).

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Biografía del autor/a

Patrícia Aparecida Silva, Universidade de São Paulo - FFLCH/USP

Doutoranda em Letras - DLCV/FFLCH-USP.

Mestre em Letras - DLCV/FFLCH-USP.

Bacharel e Licenciada em Letras - Língua Portuguesa/ FFLCH-USP.

Citas

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ROCCO, Maria Thereza Fraga. A linguagem autoritária. Televisão e persuasão. São Paulo: Brasiliense, 1999.

Publicado

2018-08-31

Cómo citar

Silva, P. A. (2018). Marcas da oralidade e persuasão no telejornalismo brasileiro. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 18(2). Recuperado a partir de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/11407