A subjetividade no discurso nostálgico: um estudo de caso
Resumen
Através da análise, à luz da teoria enunciativa (BENVENISTE, 2005, 2006), de um discurso oral transcrito, objetiva-se investigar, por meio de um estudo de caso em um corpus de língua falada, de que maneira o sujeito (mulher, 80 anos) objeto de análise projetou-se como “eu” usando da língua para construir a subjetividade. Além disso, observou-se as marcas deixadas em seu discurso que poderiam configurar sua enunciação como um relato nostálgico (JANKÉLÉVITCH, 2011). Desse modo, foi possível perceber que ao descrever acontecimentos através de um “eu” que dizia “eu”, a locutora instaurava a subjetividade em seu discurso. Além disso, também se pode confirmar a presença de uma nostalgia “feliz” nas histórias do passado as quais recontava, uma vez que essas não demonstravam melancolia, e sim uma idealização de um passado próspero saudoso em relação ao presente.
Descargas
Citas
BENVENISTE, Émile. Da subjetividade na linguagem. In___: Problemas de Linguística Geral I. São Paulo: Pontes, 2005. p. 284-293.
_____. Vista d’olhos sobre o desenvolvimento da linguística. In: ____. Problemas de Linguística Geral l. Campinas, SP: Pontes, 2005, p. 19-34.
_____. A natureza dos pronomes. In: ____. Problemas de Linguística Geral l. Campinas, SP: Pontes, 2005, p. 277-283.
_____. Estruturalismo e linguística. In: ____. Problemas de Linguística Geral II. Campinas, SP: Pontes, 2006, p. 11-28.
_____. O aparelho formal da enunciação. In: ____. Problemas de Linguística Geral II. Campinas, SP: Pontes, 2006, p. 81-90.
FLORES, Valdir do N. Introdução à teoria enunciativa de Benveniste. São Paulo: Parábola, 2013.
JANKÉLÉVITCH, Vladlimir. La nostalgie. In:____. L’irréversible et la nostalgie. Flammarion: Champs essais, 2011.
MARCUSCHI, Luiz Antonio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2010.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico] : métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico . 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais dos artigos publicados nos Cadernos de Pós-Graduação em Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.