Reflexões epistemológicas para estudos significativos a partir de relatos orais: a experiência vivida no aprendizado de uma língua estrangeira

Autores/as

  • Cássia Regina Rocha Gonçalves Universidade Metodista de São Paulo UMESP

Resumen

O objetivo deste artigo é oferecer reflexões epistemológicas a fim de potencializar a sensibilidade de pesquisadores que queiram dedicar-se à pesquisa narrativa, a partir de relatos orais. Concebendo a linguagem humana como recorte semântico de uma experiência sensível, compreendemos que a mesma não dá conta de abarcar toda a subjetividade de uma experiência narrada. Apropriar-se desta totalidade requer olhos, ouvidos e sensibilidade abertos por parte do pesquisador. Assim, baseando-nos em uma pesquisa sobre o processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira, refletiremos sobre a constituição do ser, humano e social, através dos sentidos e na/pela linguagem, e o papel desempenhado pela língua neste devir, a partir da perspectiva da Antropologia dos Sentidos (Le Breton, 2016) e da Ontologia da Linguagem (Echeverrìa, 2016) como contribuição para um estudo significativo. 

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Biografía del autor/a

Cássia Regina Rocha Gonçalves, Universidade Metodista de São Paulo UMESP

Mestranda em Educação pela Umesp, na linha de Formação de Educadores, graduada em Letras - Licenciatura Plena em Língua Portuguesa e Língua Inglesa pela Universidade do Grande ABC e especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela FSA. Atua no ensino de Língua Estrangeira desde 1995 e possui experiência com diversas faixas etárias e suas especificidades com relação ao aprendizado.

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Publicado

2018-08-31

Cómo citar

Gonçalves, C. R. R. (2018). Reflexões epistemológicas para estudos significativos a partir de relatos orais: a experiência vivida no aprendizado de uma língua estrangeira. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 18(2). Recuperado a partir de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/10725