The Didactic Gender Project as an instrument for the multimodal teaching of textual genre reporting in Portuguese language classes

Authors

  • Fabio Carvalho UFMG

Keywords:

Photojournalism. Gender Didactic Project. Report.

Abstract

Este artigo é um recorte de uma pesquisa-intervenção, destinada a alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, que ressalta a pertinência da adoção do Projeto Didático de Gênero (GUIMARÃES; KERSCH, 2015) – incrementado com princípios da Multimodalidade e da Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006) – como instrumento para didatização do gênero textual reportagem. O estudo constatou a contribuição dessa abordagem para o desenvolvimento de capacidades de linguagem e da percepção dos participantes da pesquisa em relação ao papel do fotojornalismo na construção de sentidos. Além disso, verificou-se que esse instrumento de ensino propicia o engajamento dos alunos nas atividades ao propor o trabalho com o gênero textual a partir de temáticas relativas ao contexto sociocultural em que se encontram.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. de Maria E. G. G. Pereira, 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, [1979] 1997.

BARCELOS, J. Imagem e produção de sentido sobre favelas cariocas em fotos jornalísticas. 2016. 341 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Belo Horizonte: Faculdade de Letras, UFMG, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Ensino Fundamental. MEC/ Secretaria de Educação Básica: Brasília, 2017.

CAFIERO, D. Leitura como processo. Caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005.

CHARAUDEAU, P. Discurso das mídias. Trad. Ângela M. S. Corrêa. São Paulo: Contexto, 2013.

DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros e progressão oral e escrita – elementos para reflexões sobre uma experiência Suíça (Francófona). In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. (Orgs.) Gêneros orais e escritos na escola. Trad. Roxane Rojo e Glaís Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 71-91.

FARIA, O. Como usar o jornal na sala de aula. 10 ed. São Paulo: Contexto, 2009.

FERNANDES, J.; ALMEIDA, D. Revisitando a gramática visual nos cartazes de guerra. In: ALMEIDA, D. B. L. (Org.). Perspectivas em análise visual: do fotojornalismo ao blog. João Pessoa: Editora da UFPB, 2008. p. 9-26.

GUIMARÃES, A.; KERSCH, D. E então... Caminhos da construção de Projetos Didáticos de Gênero – Da comunidade de indagação ao desenvolvimento de professoras(es) e das pesquisadoras. In: GUIMARÃES, A.; CARNIN, A.; KERSCH, D. (Orgs.). Caminhos da construção: reflexões sobre projetos didáticos de gênero. Campinas: Mercado das Letras, 2015. p. 7-28.

KRESS, G.; LEEUWEN, T. Reading Images: the grammar of visual design. 2 ed. London; New York: Routledge, [1996] 2006.

LOPES-ROSSI, M. Práticas de leitura de gêneros discursivos: a reportagem como proposta. In: PETRONI, M. (Org.). Gêneros do discurso, leitura e escrita: experiências em sala de aula. São Carlos: Pedro & João Editores, 2008. p. 51-68.

MACHADO, A.; CRISTÓVÃO, V. A Construção de Modelos Didáticos de Gêneros: aportes e questionamentos para o ensino de gêneros. Revista Linguagem em (Dis)curso. Tubarão, v.6, n.3, p. 547-573, set/dez. 2006. Disponível em: http://bit.ly/35kQyNv. Acesso: 23 mar. 2019.

PASQUIER, A., DOLZ, J. Um decálogo para ensinar a escrever. In: Cultura y Educación, Madrid, n. 2, p. 31-42, abr./jun.1996. In. Escrevendo o futuro. Trad. Roxane Rojo. 9 p. Disponível em: http://bit.ly/2QHHCMA. Acesso: 02 dez. 2019.

PIMENTA, S. A Semiótica Social e a Semiótica do Discurso de Kress. In: MAGALHÃES, C. (Org.). Reflexões sobre a Análise Crítica do Discurso. Belo Horizonte: Faculdade de Letras - UFMG, 2001, p. 185-206.

SOUSA, J. Fotojornalismo. Introdução à história, às técnicas e à linguagem da fotografia na imprensa. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2004.

VIEIRA, J. Novas perspectivas para o texto: uma visão multissemiótica. In: VIEIRA, J. et. al. Reflexões sobre a língua portuguesa: uma abordagem multimodal. Petrópolis: Vozes, 2007. p. 9-34

Published

2020-09-02

How to Cite

Carvalho, F. (2020). The Didactic Gender Project as an instrument for the multimodal teaching of textual genre reporting in Portuguese language classes. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 20(2), 33–55. Retrieved from http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/13399