Paraíba em cena: Lourdes Ramalho e a busca por uma historiografia do teatro campinense
Abstract
Este trabalho reflete sobre uma história do teatro no Brasil para além do eixo Rio-São Paulo, evidenciando as práticas da tradição teatral paraibana, no município de Campina Grande. Discute-se aspectos do teatro moderno, notadamente focando nas contribuições da dramaturga Maria de Lourdes Nunes Ramalho para melhor compreensão de nossa cena teatral. Trata-se de uma pesquisa documental, que visa recuperar a perspectiva cíclica da obra ramalhiana, partindo das discussões empreendidas por Maciel (2012) e Andrade (2005;2012), além das relações entre texto, cena e palco para o entendimento do teatro moderno, seguindo as contribuições de Brandão (2001;2009). Esse artigo explicita a importância do preenchimento dos pontos escuros de uma historiografia do teatro campinense, em processo de escritura.
Palavras-chave: dramaturgia ramalhiana, teatro moderno, encenação.
Downloads
References
ANDRADE, Valéria. Lourdes Ramalho e o ofício de escrever-pensar teatro. In: GOMES, André Luís; MACIEL, Diógenes A. V, (Orgs). Penso Teatro: dramaturgia, crítica e encenação. Vinhedo, SP: Editora Horizonte, 2012. p. 220-238.
ANDRADE, Valéria. SCHNEIDER, Liane; MACIEL, Diógenes. O teatro feminino-feminista-libertário de Lourdes Ramalho. Faces de Eva. nº 21. Edições Colibri. Universidade de Nova Lisboa, 2008. p. 63-78.
ANDRADE, Valéria. A força nas anáguas: matizes de hispanidade na dramaturgia de Lourdes Ramalho. In: MALUF, Sheila Diab. AQUINO, Ricardo Bigi de (orgs). Reflexões sobre a cena. Maceió: EDUFAL, Salvador: EDUFBA, 2005. p. 315-331.
BRANDÃO, Tânia. Uma empresa e seus segredos: Companhia Maria Della Costa. São Paulo: Perspectiva: Rio de Janeiro: Petrobrás, 2009.
BRANDÃO, Tânia. Artes cênicas: por uma metodologia da pesquisa histórica. In: CARREIRA, André [et. al.]. Metodologia de pesquisa em artes cênicas. Rio de Janeiro: 7Letras, 2006. p. 105-119.
BRANDÃO, Tânia. Ora, direis ouvir estrelas: historiografia e história do teatro brasileiro. Sala Preta, São Paulo, ano 1, v. 1, p. 199-217, 2001.
DIAZ-PLAJA, Guillermo. Federico Garcia Lorca: um estúdio crítico. Buenos Aires: Guillermo Kraft, 1948.
DINOÁ, Ronaldo. D. Lourdes Ramalho: uma mulher a serviço da cultura teatral campinense. Diário da Borborema, Campina Grande, 05 set. 1982. p. 2-3.
MACIEL, Diógenes A. V. Lourdes Ramalho e a construção de uma obra em ciclos. Scripta Uniandrade, v. 10, n. 1, p. 92-108, jan.-jun. 2012. Disponível em: <http://www.uniandrade.br/docs/scripta/Scripta%2010_1_final_12.pdf>. Acesso em: 15 de julho de 2016.
“Mal-amados” estréia hoje no Santa Roza a partir de 21 horas. O Norte. João Pessoa, 6 mai. 1977. p. 3.
MORAES, José Marcos Batista de. Do texto à cena, da cena ao texto: Reflexões sobre diferentes encenação d'as velhas, de Lourdes Ramalho. 2014. 122 f. Dissertação (Mestrado) - Mestrado em Literatura e Interculturalidade, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
PAVIS, Patrice. Para uma teoria de Cultura e de Encenação. In: O teatro no cruzamento de culturas. São Paulo: Perspectiva: 2008. p. 1-42.
Peça “os mal-amados” fará sua temporada no Sta. Roza. O Norte. João Pessoa, 23 abr. 1977. p. 5.
QUEIROZ, Paulo. Lourdes Ramalho: por um teatro paraibano. Os mal-amados: uma tragédia sertaneja. Lourdes Ramalho: por um teatro paraibano. O Norte. João Pessoa, 27 mai. 1977.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The copyright of the articles published in Cadernos de Pós-Graduação em Letras belongs to the authors, who grant the Mackenzie Presbyterian University the exclusive rights to publish the content. Total or partial reproduction is prohibited without due authorization from the Editorial Committee, except for study and research.