Revolução na América do Sul, de Augusto Boal: o retrato da violência vivenciada pelo operário José da Silva
Abstract
Revolução na América do Sul (1986), de Augusto Boal, é uma peça escrita em 1960 que apresenta o itinerário de José da Silva, homem do povo e proletário alienado, o qual procura uma solução para a fome que o devora. Enquanto José da Silva procura meios de suprir suas necessidades, a trama da peça representa interesses e jogos políticos, a falta de condições básicas de vida daqueles que são operários, a exploração que sofre o trabalhador e a corrida entre a inflação e o salário mínimo. O cotidiano vivenciado pelo protagonista é marcado por aquilo que Slavoj Žižek, em Violência: seis reflexões laterais (2014), denomina como violência objetiva. Este artigo tem como objetivo estudar a violência objetiva cotidianamente vivenciada por José da Silva, de modo a discutir como esse operário é explorado e tem direitos básicos negados.
Downloads
References
BAZZANELA, Sandro. Os pressupostos da filosofia política de Slavoj Žižek. IN: GUERRA, Elizabete; TELES, Idete (orgs.). Lacunas do real: leituras de Slavoj Žižek. Florianópolis: Nefipo, 2009, p. 13-42.
BOAL, Augusto. Revolução na América do Sul. IN: BOAL, Augusto. Teatro de Augusto Boal. São Paulo: Hucitec, 1986, p. 17-117.
COSTA, Iná Camargo. A hora do teatro épico no Brasil. São Paulo: Graal, 1996.
GUERRA, Elizabete O. A questão dos direitos (in)humanos nas reflexões de Slavoj Žižek e Hannah Arendt. IN: GUERRA, Elizabete; TELES, Idete (orgs.). Lacunas do real: leituras de Slavoj Žižek. Florianópolis: Nefipo, 2009, p. 43-56.
ŽIŽEK, Slavoj. Violência: seis reflexões laterais. Trad. Miguel Serras Pereira. 1ª ed. São Paulo: Boitempo, 2014.
ŽIŽEK, Slavoj. Vivendo o fim dos tempos. Trad. Maria Beatriz de Medina. São Paulo: Boitempo, 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The copyright of the articles published in Cadernos de Pós-Graduação em Letras belongs to the authors, who grant the Mackenzie Presbyterian University the exclusive rights to publish the content. Total or partial reproduction is prohibited without due authorization from the Editorial Committee, except for study and research.