Personagem-ator e espect-ator-emancipado: do que estamos falando?
Abstract
O presente artigo faz parte de uma investigação em curso, filiada ao Programa de pós-graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal do Espírito Santo e financiada pela Capes. Mesmo nosso enfoque teórico-metodológico sendo a Linguística – mais especificamente a Semiolinguística –, o corpus de nosso estudo é um espetáculo de Teatro Documentário. Por isso, ao objetivarmos analisar a composição linguageira desse gênero discursivo, fomos levados ao estudo da área teatral para melhor compreendermos seu histórico e seu funcionamento atual. Reunimos, aqui, além de um estudo bibliográfico sobre as teatralidades do real e as teatralidades do comum, a proposição de termos que nos vieram com o estudo das subjetividades presentes na cena contemporâea: personagem-ator e espect-ator-emancipado.Downloads
References
ARISTÓTELES. A arte poética. São Paulo: Martin Claret, 2004.
BOAL, Augusto. Teatro do Oprimido e outras poéticas políticas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.
______. Jogos para atores e não-atores. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
CORDEIRO, Marcelo. Uma análise das Artes Cênicas na perspectiva da Análise do Discurso. 2005. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos). Programa de pós-graduação em Estudos Linguísticos, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2005.
GUÉNOUN, Denis. O teatro é necessário? São Paulo: Perspectiva, 2004. p. 129-151.
GIORDANO, David. O teatro documentário brasileiro e argentino: o Biodrama como a busca pela Teatralidade do Comum. Porto Alegre: Armazém Digital, 2014.
HELIODORA, Barbara. O teatro explicado aos meus filhos. Agir: Rio de Janeiro, 2008.
LYSARDO-DIAS, Dylia. As contribuições de Patrick Charaudeau para o desenvolvimento da AD no Brasil. In: de PAULA, L.; STAFUZZA, G. (Org.). Da análise do discurso no Brasil à análise do discurso do Brasil: três épocas histórico-analíticas. Uberlândia: EDUFU, 2010.
MACHADO, Ida Lúcia. Algumas reflexões sobre a Teoria Semiolinguística. Revista Letras & Letras, Uberlândia, 2006, v.22, n.2, p. 13-21, 2006.
MENDES, Julia Guimarães. Teatralidades do real: significados e práticas na cena contemporânea. 2012. 118 f. Dissertação (Mestrado Artes) – Faculdade de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. 2012.
PAVIS, Patricie. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 2015 [1947].
RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: Martins Fontes, 2012. p.7-26
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The copyright of the articles published in Cadernos de Pós-Graduação em Letras belongs to the authors, who grant the Mackenzie Presbyterian University the exclusive rights to publish the content. Total or partial reproduction is prohibited without due authorization from the Editorial Committee, except for study and research.