Cinema poema: movimento Herberto Helder
Abstract
A poesia portuguesa, a partir da década de 60 do século XX passa a expressar-se por meio de metáforas diferenciadas, nas quais o movimento, o corte abrupto e a aparente falta de sequencialização se tornam a tônica. A partir dessa proposição, nos propomos a realizar a leitura da obra poética de Herberto Helder por meio de sua confluência com o cinema enquanto modo de construção literária, já que acreditamos ser seja o cinematismo, em Helder, o mote causador dos cortes, movimentos e aceleração metafóricas. Apoiados por Martelo (2013), Guedes (1978) e Vasconcellos (2006) nos propomos a fazer a leitura crítica da poesia helderiana para comprovar nossa hipótese.Downloads
References
CHKLOVSKY, Victor. A arte como procedimento. In: TOLEDO, Dionísio O. Teoria da Literatura: formalistas russos. Trad. Ana Filipouski et al. Porto Alegre: Globo, 1973.
GONÇALVES, Aguinaldo José. Laokoon revisitado. São Paulo: Edusp, 1994.
GUEDES, Maria Estela. Viagem e utopia em Herberto Helder. In: Revista Colóquio Letras, nº 46, Nov. 1978, p. 36-45.
GUIMARÃES, Fernando. Artes plásticas e literatura – do Romantismo ao surrealismo. Porto: Campo das Letras, 2003.
HELDER, Herberto. Estilo. In: ______. Os passos em volta. 6ª ed. Lisboa: Assírio & Alvim, 1994, p. 7-12.
______. (memória, montagem). In: ______. Photomaton & Vox. 3ª Ed. Lisboa: Assírio e Alvim, 1995.
______. Poesia Toda. Lisboa: Assírio & Alvim, 1996.
MARTELO, Rosa Maria. Os poetas futuros com máquinas de filmar nas mãos: relações entre poesia e cinema em Herberto Helder e Manuel Gusmão. 2005. p. 49-61. Disponível em: http://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/14208/2/10poetasfuturos000073915.pdf. Acesso em: 10 de jul de 2017.
______. O cinema da poesia. Porto: documenta, 2013.
MARTINS, Manuel Frias. Herberto Helder, um silêncio de bronze. Lisboa: Livros Horizonte, 1983.
MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1971.
PAZ, Octávio. O arco e a lira. Trad. Olga Savary. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.
PESSOA, Fernando. A nova poesia portuguesa no seu aspecto psicológico. In: ______. Crítica – ensaios, artigos e entrevistas. Ed. Fernando Cabral Martins. Lisboa: Assírio & Alvim, 2000.
PINHEIRO, Célio. Introdução à Literatura Portuguesa. São Paulo: Pioneira, 1991.
VASCONCELLOS, Mauricio Salles. Ou o poema contínuo de Herberto Helder. In: Via Atlântica. São Paulo: nº 9, junho de 2006, p. 258-262.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The copyright of the articles published in Cadernos de Pós-Graduação em Letras belongs to the authors, who grant the Mackenzie Presbyterian University the exclusive rights to publish the content. Total or partial reproduction is prohibited without due authorization from the Editorial Committee, except for study and research.