Uma análise semiótica do episódio “As Torturas” da série O Caso Evandro
Palavras-chave:
semiótica francesa, true crime, o caso evandroResumo
Recentemente, as obras audiovisuais sobre crimes reais se popularizaram no Brasil a partir da contextualização dessas histórias com questões sociais. Neste artigo, pretendemos examinar, através da análise de um trecho da série documental O Caso Evandro (2021), como são construídas, discursivamente, novas percepções sobre os acusados de um crime a partir das alegações de tortura sofrida por eles. Para isso, utilizamos como referência a teoria Semiótica Francesa, apoiados nas obras de diversos autores como Barros (2002), Benveniste (2006), Fiorin (1996; 2000; 2001 e 2012), entre outros, a fim de investigar as projeções de pessoa e tempo bem como a figurativização do texto.
Downloads
Referências
BARROS, D. L. P. de. Teoria do discurso: fundamentos semióticos. 3. ed. São Paulo:Humanitas/FLLCH/USP, 2002.
BENVENISTE, E. Problemas de Linguística Geral I. Campinas, SP: Pontes Editores, 2006.
BOSI, E. Memória e sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
BUTLER, J.. Relatar a si mesmo. Crítica da violência ética. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
FIORIN, J. L. As astúcias da enunciação. As categorias de pessoa, espaço e tempo. São Paulo: Ática, 1996.
FIORIN, J. L. Sendas e veredas da semiótica narrativa e discursiva. DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, v. 15, p. 177-207, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/delta/a/3hbG65rCHs6H8stNtxZdmwH/?format=html&lang=pt. Acesso em 20 set. 2025.
FIORIN, J. L. Elementos de análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2001.
FIORIN, J. L. A noção de texto na semiótica. Organon, Porto Alegre, v. 9, n. 23, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/organon/article/view/29370. Acesso em 20 set. 2025.
MEDEIROS, A. P. Gênero “true crime” pode gerar discussões sobre a sociedade, mas abordagem exige cuidados. Jornal da USP. São Paulo. 28 de setembro de 2022. Disponível em:https://jornal.usp.br/atualidades/genero-true-crime-pode-gerar-discussoes-sobre-a-sociedade-mas-abordagem-exige-cuidados/. Acesso em 20 set. 2025.
TOCAIA, L. M. Análise do discurso e semiótica discursiva: em busca de diálogos possíveis. In: Emediato, W.; Machado, I.; Lara, G.M.P. (Org.). Teorias do discurso: novas práticas e formas discursivas. 1.ed. Campinas: Pontes Editores, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Luíza Martins dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados nos Cadernos de Pós-Graduação em Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.








