A consciência dual e o sujeito negro em uma sociedade racista:
muito observado, muito observador
Palavras-chave:
Racismo, observador, negroResumo
O presente artigo, comprometido com uma semiótica implicada (Schwartzmann; Silva, 2022), insere-se no contexto dos debates acerca do racismo e de seus efeitos sobre o sujeito negro, debruçando-se sobre a problemática da consciência dual para discutir algumas das características da experiência negra em uma sociedade racista, tais como a gestão que o sujeito negro precisa fazer dos diferentes simulacros gerados a seu respeito. Para as reflexões, partimos da semiótica discursiva e buscamos o diálogo entre as ideias de Du Bois (2021 [1903]), Fanon (2020 [1952]) e Aldama (2023).
Downloads
Referências
ALDAMA, Juan Alonso. La tension politique: pour une sémiotique de la conflictualité. Paris: L’Harmattan, 2023.
BALDWIN, James. The Negro in American Culture. CrossCurrents, v. 11, n. 3, p. 205-224, 1961. Disponível em: <https://www.baldwinbibliography.com/uploads/1/0/7/2/107262851/crosscurrents1961.pdf>. Acesso em: 10 set. 2025.
COUTINHO, Mariana de Souza; Mancini, Renata. Graus de concessão: as dinâmicas do inesperado. Estudos Semióticos, 16 (2), p. 13-34. 2020. Disponível em <https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2020.172392>. Acesso em 20 Ago. 2024.
Dicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa Caldas Aulete. Disponível em: <http://www.aulete.com.br/>
DU BOIS, W. E. B. As almas do povo negro – 1ª edição. São Paulo: Editora Veneta, 2021 [1903].
FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. São Paulo: Ubu, 2020 [1952].
FREYRE, Gilberto. Casa Grande e Senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. 51ª. ed. São Paulo: Global Editora, 2006 [1933].
LANDOWSKI, Eric. 1986. Simulacre. In: Greimas, A. J.; Courtés, J. (Org.) Sémiotique: Dictionnaire raisonné de la théorie du langage. Tome II. Paris : Hachette, p. 206.
MARTÍN, María. Os negros levantam a voz. El País, São Paulo, 07 de março de 2014. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2014/03/07/sociedad/1394233077_046965.html?>. Acesso em: 18 set. 2025.
MORAES, Letícia. O que pode o (a) semioticista na era da inteligência artificial? - Semiótica, big data e racismo algorítmico. In: Jean Cristtus Portela, Matheus N. Schwartzmann, Thiago M. Correa, Flavia Carla R. Santos, Carlo Andrea Tassinari. (Org.). Identidade, experiência e discurso: semiótica e crítica da cultura. 1ed. Campinas: Pontes editores, 2024, v. 1, p. 139-168.
NAOME, Letícia; KOGA, Gabriele; CASSIANO, Letícia. Jovens negros são agredidos em mercado em Salvador. CNN, São Paulo, 07 de maio de 2023. Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/jovens-negros-sao-agredidos-em-mercado-da-rede-carrefour-em-salvador-veja-video/>. Acesso em: 18 set. 2025.
PUÃ, Bel. Prelúdio Para Iluminar o Rolê. In: Do meu coração nu. Co-produção Musical e Produção Executiva: Zé Manoel. São Paulo: Jóia Moderna Discos, 2020.1 CD, faixa 6. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=HjrMqK-Dd1E>. Acesso em: 13/08/2025.
SCHWARTZMANN, Matheus Nogueira; SILVA, Luiza Helena Oliveira da. Romper, desviar, desafiar: reflexões por uma semiótica implicada. Estudos Semióticos, São Paulo, Brasil, v. 18, n. 3, p. i-viii, 2022. Disponível em: <https://revistas.usp.br/esse/article/view/203773>. Acesso em: 01 set. 2025.
SMITH, William A., HUNG, Man, FRANKLIN, Jeremy D. Racial Battle Fatigue and the Mis-Education of Black Men: Racial Microaggressions, Societal Problems, and Environmental Stress. The Journal of Negro Education, Washington, v. 80, 63-82, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Eduardo Prachedes Queiroz

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados nos Cadernos de Pós-Graduação em Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.








