Gênero e patriarcado

a presença feminina na gestão pública da Educação Profissional Técnologica (EPT) e os desafios nos cargos de liderança

Autores

Palavras-chave:

Gestão Pública EPT. Gênero. Cargos de Liderança

Resumo

Este trabalho aborda a presença das mulheres na perspectiva da Gestão Pública no viés da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A problemática eleita questiona em que medida a participação feminina, elegendo as categorias gênero, patriarcado e raça nos cargos de níveis hierárquicos mais elevados nas Instituições públicas de EPT pode ser observada. O objetivo principal é compreender como as mulheres têm participado da gestão pública na EPT, considerando um panorama histórico que as coloca em condições inferiores em comparação com os homens, especialmente devido ao duplo papel social que desempenham, que envolve o cuidado doméstico da família e dos filhos, o que muitas vezes as coloca em desvantagem no processo de ocupação desses cargos. O método utilizado foi uma revisão de literatura do tipo integrativa com abordagem qualitativa. Foram selecionados diferentes estudos que se concentraram na mulher na Gestão Pública da EPT em diversas instituições e estados da federação. Após a fase de fichamentos, a produção de resultados revelou que existem inúmeros desafios para a presença feminina na ocupação de cargos de maior prestígio na Gestão Pública da EPT. Apesar do aumento na condição de servidoras e docentes desde a implementação da rede Profissional e Tecnológica em 2008, o que resultou em um maior número de cargos de gestão ocupados por mulheres, elas ainda são uma minoria nos resultados gerais. Destaca-se, portanto, a existência de obstáculos de segregação de gênero que precisam ser superados para possibilitar condições de equidade entre homens e mulheres nesse âmbito.

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Publicado

2024-07-24

Como Citar

Muniz Soares, L. (2024). Gênero e patriarcado: a presença feminina na gestão pública da Educação Profissional Técnologica (EPT) e os desafios nos cargos de liderança. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 24(1), 53–69. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/16745