Destruição e resistência

uma leitura do insólito em Os Transparentes, de Ondjaki

Autores

Palavras-chave:

Insólito, Ondjaki, Literatura angolana

Resumo

O presente artigo pretende investigar os elementos insólitos da obra Os transparentes (2013), de Ondjaki, a partir de uma perspectiva materialista. A análise é baseada na hipótese do Coletivo de Pesquisa de Warwick (WReC), segundo a qual a coexistência de elementos pré-capitalistas e capitalistas nos textos da periferia do mundo contemporâneo aparece, nas obras literárias, através de aspectos irrealistas que refletem as incoerências do sistema econômico. É esperado que a interpretação da relação entre características sobrenaturais e as inconsistências das periferias auxilie no desenvolvimento de leituras sistêmicas do romance em questão, assim como de outras obras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CAHEN, M. Capitalismo esdrúxulo. In: BRAGA, Ruy. A rebeldia do precariado: trabalho e neoliberalismo no Sul Global. São Paulo: Boitempo, 2017. p. 13- 20.

CEVASCO, M. E. O diferencial da crítica materialista. Ideias, v. 4, n. 2, p. 15-30, 2013.

COOPER, B. Magical realism in West African fiction. Nova Iorque: Routledge, 2012.

COUTINHO, E. F. O pós-modernismo e a Literatura Latino-americana contemporânea. In: COUTINHO, E. F. Literatura comparada na América Latina: ensaios, Rio de Janeiro: EDUERJ, 2003. p.103-112.

EAGLETON, T. Depois da teoria. Rio de Janeiro: Editora José Olympio, 2016.

GARUBA, H. Explorações no realismo animista: notas sobre a leitura e a escrita da literatura, cultura e sociedade africana. Trad. Elisângela da Silva Tarouco. Nonada: Letras em Revista, Porto Alegre, ano 15, n. 19, p. 235-256, 2012.

JAMESON, F. Third-world literature in the era of multinational capitalism. Social text, Durham, v. 15, p. 65-88, 1986.

MACÊDO, T. Luanda, cidade e literatura. São Paulo: Editora UNESP, 2008.

MATA, I. O pós‑colonial nas literaturas africanas de língua portuguesa. X Congresso Internacional da ALADAA (Associação Latino‑Americana de Estudos de Ásia e África) sobre CULTURA, PODER E TECNOLOGIA: África e Ásia face à Globalização. Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro. 26 a 29 de outubro de 2000.

ONDJAKI. AvóDezanove e o segredo do soviético. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

______. Os transparentes. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

TODOROV, T. e CASTELLO, M. C. C. Introdução à literatura fantástica. São Paulo: Perspectiva, 2010.

WARNES, C. Magical realism and the postcolonial novel: Between faith and irreverence. Londres/Nova Iorque: Palgrave Macmillan, 2009.

WReC (Warwick Research Collective). Desenvolvimento Combinado e Desigual: Por uma teoria da literatura mundial. Campinas: Editora da Unicamp, 2020.

Downloads

Publicado

2024-02-15

Como Citar

Vital Ferreira, L. (2024). Destruição e resistência: uma leitura do insólito em Os Transparentes, de Ondjaki. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 23(3). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/16374