Um olhar sobre o gótico na literatura brasileira

o insólito e o medo no conto "A dança dos ossos", de Bernardo Guimarães

Autores

Palavras-chave:

Gótico, Insólito, A dança dos ossos

Resumo

Muitos dos produtos conhecidos no contexto literário gótico evidenciam autores estrangeiros. Tamanha a universalidade da escrita gótica, se investigarmos essa tendência também na literatura brasileira, observaremos que muitas obras carregam consigo essa possibilidade de análise. Assim, o objetivo geral desse estudo é analisar o conto ‘A dança dos ossos’, de Bernardo Guimarães, e seu caráter insólito, de modo a verificar como esse recurso é usado no conto para promover o medo. O artigo se configura como uma revisão de literatura com caráter analítico-descritivo. Poucos trabalhos destacam textos literários nacionais sob um olhar gótico, considerando a grandiosidade da literatura brasileira dentro desse aspecto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, Eva Esperança Guterres. O insólito na literatura: Um defunto-herói em Moçambique. In: GARCÍA, Flávio; MIRANDA; Maria Geralda; SILVEIRA, Regina da Costa (orgs.). Insólito, mitos, lendas, crenças. Anais do VII Painel Reflexões sobre o Insólito na narrativa ficcional / II Encontro Regional Insólito como Questão na Narrativa Ficcional – Simpósios 3. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2011.

BATISTA, Angélica Maria Santana. As (des)fronteiras do insólito na literatura: reflexões e possibilidades na contemporaneidade. In: GARCÍA, Flavio (org.). A banalização do insólito: questões de gênero literário – mecanismos de construção narrativa. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2007. p. 11-22.

FARIA FILHO, Luciano Mendes. Ilustração e educação: uma leitura de Bernardo Guimarães. Educação (UFSM), 2006.

FRANÇA, Júlio. O Sequestro do Gótico no Brasil. In: COLUCI, Luciana; FRANÇA, Júlio. (orgs.). Às Nuances do Gótico: do setecentos à atualidade. Rio de Janeiro: Bonecker, 2017. p. 111-122.

GARCÍA, Flavio. O “insólito” na narrativa ficcional: a questão e os conceitos na teoria dos gêneros literários. In: GARCÍA, Flavio (org.). A banalização do insólito: questões de gênero literário – mecanismos de construção narrativa. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2007. p. 45-65.

GUIMARÃES, Bernardo. A Dança dos ossos. Brasil: Valer Editora, 2021.

OLIVEIRA, Bruno Silva de. Do casarão ao cemitério: o espaço e o horror em contos sertanistas de Monteiro Lobato. Todas as Musas, Ano 09, Número 01 Jul. – Dez. 2017.

ORDIZ ALONSO-COLLADA, Inés. Estrategias ficcionales de lo insólito: la literatura gótica frente a la literatura fantástica. Badebec - v. 3 n. 6, Marzo, 2014.

PONTES NETO, Pedro da Silva. O gótico como forma de expressão do sujeito pós-colonial em Murther and Walking Spirits de Robertson Davies. Dissertação de mestrado (Mestrado em Letras). Universidade Federal do Piauí – UFPI, Piauí, 2017.

RIBEIRO, Emílio S. O gótico e seus monstros. São Paulo: Cartola, 2021.

SOUZA, Luana Batista de. Grande é o poder do tempo: colação entre testemunhas de O Seminarista, de Bernardo Guimarães. Universidade de São Paulo, São Paulo/SP, 2012.

Downloads

Publicado

2024-02-15

Como Citar

Cunha Pacheco, W. M., & Alves Leite, C. J. (2024). Um olhar sobre o gótico na literatura brasileira : o insólito e o medo no conto "A dança dos ossos", de Bernardo Guimarães . Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 23(3). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/16369