Os contos infantis e o letramento literário

intersecções e práticas pedagógicas possíveis no Currículo municipal de São José dos Campos‑SP

Autores

Palavras-chave:

Letramento literário: Ensino Fundamental: Literatura infantil: Leitura; Sequência didática.

Resumo

Este resumo destaca um recorte de uma dissertação de mestrado que investigou as propostas de leitura literária nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, através da análise do Currículo de São José dos Campos (SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, 2021). A pesquisa identificou uma lacuna na abordagem da leitura literária dentro do currículo investigado. O estudo analisou as habilidades de leitura nos anos de 3º, 4º e 5º da rede municipal de ensino de São José dos Campos, com foco nos resultados obtidos no 4º ano. A cidade possui um currículo próprio que orienta 65 escolas de Ensino Fundamental, atendendo a 84.992 alunos matriculados, dos quais 4087 são do 4º ano, de acordo com dados do IBGE de 2021. A literatura, incluindo a literatura infantil, é reconhecida por sua capacidade de transformar e enriquecer a experiência de vida, considerando as características únicas do leitor, especialmente a criança (COELHO, 2000). Nesse contexto, foi desenvolvida uma sequência didática de leitura com base na proposta de Lopes-Rossi (2022). O estudo adotou uma abordagem qualitativa e utilizou a análise documental para descrever, compreender e explicar os dados, dentro de um contexto de referência, conforme a perspectiva de Minayo e Sanches (1993, p. 246). Os dados primários foram extraídos do Currículo de São José dos Campos (SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, 2021), caracterizando a pesquisa como documental (GODOY, 1995). O referencial teórico baseou-se na concepção enunciativo-discursiva da linguagem proposta pelo Círculo de Bakhtin, na abordagem sociocognitiva da leitura, no letramento literário e nos multiletramentos. Essa pesquisa é relevante para a formulação de estratégias e ações que promovam a formação de leitores literários nos primeiros anos da educação, estimulando a criticidade, a cidadania e o desenvolvimento humano ao longo da vida.

 

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Referências

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Publicado

2023-09-29

Como Citar

Renó Faria, Y. C. S. (2023). Os contos infantis e o letramento literário: intersecções e práticas pedagógicas possíveis no Currículo municipal de São José dos Campos‑SP. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 23(2), 127–143. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/16186