A relação entre os aspectos sociais e a construção literária em O fantasma de Luis Buñuel
Palavras-chave:
Cinema; ditadura; memória.Resumo
A obra intitulada “O fantasma de Luís Buñuel”, escrita por Maria José Silveira, perpassa um período histórico brasileiro de cinco décadas e envolve cinco narradores personagens. Edu, Tadeu, Tonho, Dina e Esmeralda são jovens que presenciam as violências oriundas da ditadura militar e têm suas vidas marcadas por esse acontecimento. Reflete-se, nesse breve estudo, a relação que há entre os aspectos sociais e históricos e o fazer literário uma vez que a autora não se empenha em detalhar fatos e acontecimentos reais do passado, mas os utiliza para desenvolver a trama dos personagens, pois, no decorrer da leitura, fica evidente que o foco da escritora é apresentar as experiências vividas por eles e os traumas que carregam.
Downloads
Referências
ARAUJO, Amanda Arruda Venci. A Representação da Ditadura na Literatura: Memória e Ficção em O Fantasma de Luís Buñuel e K. – Relato de uma Busca. 2015. 59 folhas. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português/Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba, 2015.
CANDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade: estudos de Teoria e História Literária. 13ª ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2019.
DALCASTAGNÈ, Regina. O espaço da dor. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1996.
GOLDMANN, Lucien. Sociologia do Romance. Tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
GINZBURG, Jaime. Autoritarismo e literatura: a história como trauma. Rio Grande do Sul: Vydia, 2000.
GINZBURG, Jaime. “A ditadura militar e a literatura brasileira: tragicidade, sinistro e impasse”. In: SANTOS, Cecília M.; TELES, Edson; TELES, Janaina de A. (orgs.). Desarquivando a ditadura: memória e justiça no Brasil. Vol. II. São Paulo: Editora Hucitec, 2009. p. 557-568.
HALBWACHS, Maurice. A Memória Coletiva. Tradução de Beatriz Sidou. 2ª ed. São Paulo: Ed. Centauro, 2013
OLIVEIRA, Cristiano Melo de. A representação do painel histórico brasileiro na obra O fantasma de Luís Buñuel, de Maria José Silveira. Revista Educação e Linguagens. Campo Mourão, v.4, n. 7, jul./dez. 2015.
POLLAK, M. Memória e Identidade Social. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, vol. 5, n. 10, 1992. P. 200-212. Tradução e transcrição: Monique Augras. Edição de Dora Rocha
PONTES, Roberto. Poesia insubmissa afrobrasilusa: estudo da obra de José Gomes Ferreira, Carlos Drummond de Andrade e Agostinho Neto. Fortaleza: EUFC, Rio de Janeiro: Oficina do Autor, 1999.
Carlos Drummond de Andrade e Agostinho Neto. Fortaleza: EUFC, Rio de Janeiro: Oficina do Autor,1999. 168 p.
RICOEUR, Paul. La mémoire, l’histoire, l’oubli. Paris: Seuil, 2000.
SILVEIRA, Maria José. O Fantasma de Luís Buñuel. 2ª. edição. São Paulo: ZLF Editorial, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Bruna Karolina Alves Sousa, Lidiane Barreto Costa Neves, Viviane Gomes Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados nos Cadernos de Pós-Graduação em Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.