Personagens e foco narrativo no primeiro capítulo do Evangelho de Marcos

aplicando os princípios de Robert Alter

Autores

  • Patricia Teixeira de Oliveira Didone Universidade Prebiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

analise literária, Bíblia, Narrativa

Resumo

Este estudo tem como objetivo uma análise da narrativa do capítulo 1, versículos 1 a 45, do Evangelho de Marcos na versão da Bíblia Almeida Revista e Atualizada seguindo a abordagem proposta por Robert Alter no livro “A arte da narrativa bíblica”. A análise do Evangelho de Marcos sob uma abordagem literária revelou que o narrador utiliza diversos elementos constitutivos da narrativa para tecer uma obra complexa. Assim, examinar de perto a influência desses elementos contribui para, além de compreender o sentido da narrativa, perceber a construção da trama na qual o leitor é convidado a se envolver.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, J. F. de (tradutor). A Bíblia Sagrada. Revista e Atualizada no Brasil. [2022]. Disponível em: https://www.bibliaonline.com.br/ara/mc/1. Acesso em: 10 maio 2022.

ALTER, R. A arte da narrativa bíblica. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

GENETTE, G. Figuras III. São Paulo: Editora Liberdade, 2017.

GUNDRY, R. H. Panorama do Novo Testamento. São Paulo: Vida Nova, 1999.

SCHÖKEL, L. A. Bíblia do Peregrino. Tradução Ivo Storniolo e José Bortolini. São Paulo: Paulus, 2002. Título Original: Biblia del Peregrino, Edición de estudio.

Downloads

Publicado

2022-11-21

Como Citar

Teixeira de Oliveira Didone, P. (2022). Personagens e foco narrativo no primeiro capítulo do Evangelho de Marcos: aplicando os princípios de Robert Alter. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 22(3), 82–94. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/15470