Artemísias
Construções de Artemísia Gentileschi
Palavras-chave:
Artemísia, Figura histórica, IntermidialidadeResumo
Com o objetivo de compreender a figura histórica Artemísia Gentileschi (1593-1653), com base em estudos da vida e obra da pintora italiana, este artigo analisa a construção da imagem de Artemísia por ela mesma, tendo como objeto sua obra Autorretrato como alegoria da pintura (1638-1639). Examina-se ainda a construção da personagem Artemísia, por Susan Vreeland, em A paixão de Artemísia (2010), romance que se tornou suplemento da história da artista e que pode ser interpretado com base nos estudos sobre a intermidialidade, analisando as relações entre imagem e texto.
Downloads
Referências
BERTHO, S. Dominando a imagem: funções da pintura na narrativa. Caligrama, Belo Horizonte, v. 20, n. 1, p. 109-124, 2015.
FERNANDES, M.; STIRLE, H. Autorretrato, um olhar para si: análises comparadas de poesia e pintura. In: ENCONTRO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, 9., 2014, Campo Mourão. Anais [...]. Campo Mourão: Unespar, 2014. p. 1-14.
GENTILESCHI, A. Susana e os anciãos. 1610. Tinta a óleo sobre tela. Pommersfelden: Schönborn Collection.
GENTILESCHI, A. Judith decapitando Holofernes. 1613. Tinta a óleo sobre tela. Napoli: Museo Nazionale di Capodimonte.
GENTILESCHI, A. Autorretrato como alegoria da pintura. 1638-1639. Pintura a óleo. Windsor: Royal Collection, Windsor.
LAGO, I. do. Do Künstlerroman às narrativas de artista: um estudo conceitual. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras: Estudos Literários) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017.
LOUVEL, L. Nuances du pictural. Poétique, n. 126, p. 175-189, avr. 2001.
LOUVEL, L. A descrição “pictural”: por uma poética do iconotexto. Tradução Luiz Cláudio Vieira de Oliveira. In: ARBEX, M. (org.). Poéticas do visível: ensaios sobre a escrita e a imagem. Belo Horizonte: Fale-UFMG, 2006. p. 191-220.
MASTERS of art – Artemisia Gentileschi. Hastings, UK: Delphi Classics, 2017.
MICHELANGELO. Adão e Eva expulsos do Paraíso. 1508-1512. Vaticano: Capela Sistina.
RIPA, C. Iconologia overo Descrittione dell’Imagini universali. Roma: [s.n.], 1593.
SÜSSEKIND, P. Arte como espelho. Revista Eletrônica de Estética, Niterói, n. 19, p. 134-152, jul./dez. 2016.
TEDESCO, C. Artemisia Gentileschi e o seu tempo: novas fontes, novas interpretações. Revista de Teoria da História, Goiânia, v. 19, n. 1, p. 47-73, jun. 2018a.
TEDESCO, C. Artemisia Gentileschi: trajetória, gênero e representação do feminino (1610-1654). 2018. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018b.
VIEIRA, M. Alegorias contemporâneas: (auto)retratos por Anna Banti, Susan Vreeland e Artemísia Gentileschi. Scripta Uniandrade, Curitiba, v. 10, n. 2, p. 118-132, jul./dez. 2012.
VIEIRA, M. Dimensões da écfrase: a presença da pintura e da arquitetura em romances de artista. 2016. Tese (Doutorado em Estudos Literários) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016.
VREELAND, S. A paixão de Artemísia. Tradução Beatriz Horta. Rio de Janeiro: José Olympio, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados nos Cadernos de Pós-Graduação em Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.