<i>Xambioá: paz e guerra</i>
O testemunho no romance histórico de Carmo Bernardes.
Palavras-chave:
Testemunho, Guerrilha do Araguaia, Carmo BernardesResumo
Denunciado e perseguido por agentes da repreensão, Carmo Bernardes viu como um governo autoritário pode atingir a vida humana. A obra Xambioá: paz e guerra narra o impacto da guerrilha do Araguaia na vida dos moradores de Xambioá, revelando como uma situação histórica pode despertar o melhor ou o pior nos indivíduos, alterando sua humanidade e o curso da vida. A obra funciona como testemunho, fornecendo ao leitor a versão do vencido, contestando a exemplaridade do “herói” e evidenciando a necessidade de se fazer justiça.
Downloads
Referências
BERNARDES, C. Xambioá: paz e guerra. Goiânia: Agepel: Instituto Centro-Brasileiro de Cultura, 2005.
LUKÁCS, G. Teoria do romance: um ensaio histórico-filosófico sobre as formas da grande épica. São Paulo: Duas Cidades: Editora 34, 2000.
LUKÁCS, G. O romance histórico. São Paulo: Boitempo, 2011.
MARCO, V. de. A literatura de testemunho e a violência de estado. Lua Nova, São Paulo, n. 62, p. 45-68, 2004.
SALGUEIRO, W. O que é literatura de testemunho: considerações em torno Graciliano Ramos, Alex Polari e André du Rap. Matraga, Rio de Janeiro, v. 19, n. 31, p. 284-303, jul./dez. 2012.
SANTOS, M. P. dos. Literatura e perseguição política em Goiás: o caso de Carmo Bernardes. Revista Opsis, Catalão, v. 5, n. 1, p. 110-122, mar. 2005.
SANTOS, M. P. dos. Relembranças em minguante: interpretação biográfica da obra de Carmo Bernardes. 2007. Tese (Doutorado em História) – Universidade Estadual Paulista, 2007.
SELIGMANN-SILVA, M. “Zeugnis” e “Testimonio”: um caso de intraduzibilidade entre conceitos. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, n. 6, p. 67-83, dez. 2002.
SELIGMANN-SILVA, M. Testemunho e a política da memória: o tempo depois das catástrofes. Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História, São Paulo, v. 30, p. 71-98, jun. 2005.
SELIGMANN-SILVA, M. O local do testemunho. Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 2, n. 1, p. 3-20, jan./jun. 2010.
WEINHARDT, M. Considerações sobre o romance histórico. Revista de Letras, Curitiba, n. 43, p. 49-59, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados nos Cadernos de Pós-Graduação em Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.