A dinâmica interacional entre os regimes de programação e de manipulação no filme publicitário de Protex

Autores

  • Carlos Alfeld Rodrigues Pontifícia Universidade Católica de São
  • Nilthon Fernandes de Oliveira Junior Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

Filme publicitário. Estrutura narrativa. Regimes de sentido, interação e risco.

Resumo

Sob a fundamentação teórica da semiótica discursiva desenvolvida em torno de A. J. Greimas e dos desdobramentos da sociossemiótica de E. Landowski, este artigo examina a construção de sentido no filme publicitário da marca Protex veiculado na rede social digital Instagram. O objetivo é analisar os mecanismos de produção de sentido por meio da articulação entre os regimes de sentido, interação e risco que estão dinamicamente entretecidos na estrutura narrativa do referido anúncio.

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Referências

GREIMAS, A. J.; COURTÉS, J. Dicionário de semiótica. Vários tradutores. 2ed. São Paulo: Contexto, 2011.
GREIMAS, A. J. Semiótica do discurso científico e Da modalidade. Trad. Cidmar Teodoro Pais. São Paulo: Difel, 1976.
LANDOWSKI, E. Interações arriscadas. Trad. Luiza Helena Oliveira da Silva. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2014.
_________. Sociossemiótica: uma teoria geral do sentido. Galáxia, São Paulo, Online, n. 27, p. 10-20, 2014.b.

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Publicado

2021-08-27

Como Citar

Alfeld Rodrigues, C., & Fernandes de Oliveira Junior , N. (2021). A dinâmica interacional entre os regimes de programação e de manipulação no filme publicitário de Protex. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 21(2), 142–157. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/14493

Edição

Seção

Dossiê: Literatura, Religiosidades e Bíblia.