Português como língua de acolhimento

Um olhar didático‑pedagógico

Autores

  • Sarah Jimena Moreno de Paula Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

Português como língua de acolhimento, Língua portuguesa, Práticas didático‑pedagógicas

Resumo

O aprendizado de um idioma consiste não apenas na aquisição das habilidades de leitura, fala e escrita, mas também na imersão em uma nova visão de mundo a partir da perspectiva de uma cultura, por serem ambos – idioma e cultura – indissociáveis, no que se refere às línguas naturais existentes no mundo. Nesse contexto, tem-se a língua de acolhimento, modalidade em foco no presente artigo – particularmente no âmbito da língua portuguesa –, no qual serão apresentadas perspectivas de compreensão do português como língua de acolhimento e a importância de um olhar específico ao processo de seu ensino-aprendizagem. O aprendizado de um idioma consiste não apenas na aquisição das habilidades de leitura, fala e escrita, mas também na imersão em uma nova visão de mundo a partir da perspectiva de uma cultura, por serem ambos – idioma e cultura – indissociáveis, no que se refere às línguas naturais existentes no mundo. Nesse contexto, tem-se a língua de acolhimento, modalidade em foco no presente artigo – particularmente no âmbito da língua portuguesa –, no qual serão apresentadas perspectivas de compreensão do português como língua de acolhimento e a importância de um olhar específico ao processo de seu ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALTO COMISSARIADO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA OS REFUGIADOS. Pode entrar: português do Brasil para refugiadas e refugiados. São Paulo, 2015. Disponível em: https://www.acnur.org/portugues/wp-content/uploads/2018/02/Pode_Entrar_ACNUR-2015.pdf. Acesso em: 27 set. 2019.

AMADO, R de S. O ensino de português como língua de acolhimento para refugiados. Revista da Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira – Siple, Brasília, ano 4, n. 2, out. 2013.

BILAC, O. Poesias. 23. ed. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1964.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a base. Ensino médio. Brasília: MEC, Consed, Undime, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/04/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site.pdf. Acesso em: 27 set. 2019.

BRASIL. Refúgio em números e publicações. Brasília, 2018. Disponível em: https://www.justica.gov.br/seus-direitos/refugio/refugio-em-numeros. Acesso em: 27 set. 2019.

BRITO, R. P. de. Entre vivências e estudos: por uma lusofonia possível. In: FERREIRA, A. M. et al. (ed.). Pelos mares da língua portuguesa 3. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2017. p. 1043-1051. Disponível em: https://www.researchgate.net/_publication/319551169. Acesso em: 27 set. 2019.

COUTO, M. Línguas que não sabemos que sabíamos. In: COUTO, M. E se Obama fosse africano?: e outras interinvenções. São Paulo: Companhia das Letras, 2011. p. 11-18.

FREIRE, P. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

GROSSO, M. J. R. Língua de acolhimento, língua de integração. Revista Horizontes de Linguística Aplicada, v. 9, n. 2, p. 61-77, 2010.

PEREIRA, G. F. O português como língua de acolhimento e interação: a busca pela autonomia por pessoas em situação de refúgio no Brasil. Cadernos de Pós-Graduação em Letras, v. 17, n. 1, p. 118-134, jan./jun. 2017.

SÃO BERNARDO, M. A. de. Português como língua de acolhimento: um estudo com imigrantes e pessoas em situação de refúgio no Brasil. 2016. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016.

SILVA, A. S. Da língua como solo e como horizonte. In: RETO, L. A.; MACHADO, F. L.; ESPERANÇA, J. P. Novo atlas da língua portuguesa. Lisboa: Instituto Camões, Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, ISCTE-IUL, 2016. p. 8-29.

VASCONCELOS, M. L. M. C. Educação básica: a formação do professor, relação professor-aluno, planejamento, mídia e educação. São Paulo: Contexto, 2012.

XAVIER, M. F.; MATEUS, M. H. (ed.). Dicionário de termos linguísticos. Lisboa: Edições Cosmos, 1992. 2 v.

Downloads

Publicado

2020-11-18

Como Citar

Moreno de Paula, S. J. (2020). Português como língua de acolhimento: Um olhar didático‑pedagógico. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 20(3), 22–36. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/13480